Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Plano de arborização promove o equilíbrio ambiental de áreas verdes da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     2 de dezembro de 2021 - 11h00

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui, desde 2017, um Plano de Arborização que visa o equilíbrio ambiental dentro dos Campi. O plano prevê o plantio de espécies nativas em substituição às invasoras, exóticas ou árvores que ofereçam risco à comunidade. 

O trabalho é executado por uma comissão composta pela Superintendência de Infraestrutura (Suinfra), através da Seção de Gestão Ambiental e do Plano Diretor, e pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad). 

Recentemente, ventos fortes derrubaram árvores de grande porte com estrutura comprometida, como o eucalipto próximo ao Centro de Educação Física e Desportos. Foto: Carla Camargo Corrêa

 

O manejo das espécies consiste no inventário das árvores existentes. Na sequência, há o corte ou poda, o plantio para recomposição e novos levantamentos, de forma constante. Todas as árvores estão sendo georreferenciadas e estarão disponíveis futuramente para consulta no site do Campus Map. 

Comissão de arborização sinaliza as árvores que terão intervenção no Centro Politécnico. Foto: Marcos Solivan (Sucom/UFPR)

Carla Camargo Corrêa, engenheira florestal do Nimad, ressalta que, para o sucesso no desenvolvimento das mudas, há necessidade de dimensionamento de uma equipe própria para atender o manejo de áreas verdes nos campi da UFPR. “Trata-se de um trabalho feito com planejamento, para evitar problemas futuros”, resume. 

As ações já foram aplicadas no Campus Agrárias e, no momento, estão concentradas no Centro Politécnico. A falta de manejo, o desconhecimento técnico na escolha das espécies e do local de plantio, comprometeu a qualidade da arborização no campus. Atualmente, 65% das árvores são de espécies exóticas e invasoras. 

A pitanga é uma das espécies frutíferas que farão parte da recomposição do pomar. Fotos: Marcos Solivan (Sucom/UFPR)

Desde o início dos trabalhos, já houve o plantio de 300 mudas, como compensação pelos cortes e podas de árvores que estavam em áreas de estacionamento e próximas a construções. A recomposição florestal seguiu com mais 100 novas mudas, que foram plantadas no dia 02 de dezembro.  Outras árvores sofrerão corte e poda em breve. Em sua maioria, são de alfeneiros, espécie exótica e invasora, comprometida por erva de passarinho. 

Além do perigo para as edificações e para a segurança da comunidade, muitas espécies estão em locais inadequados, como explica Regina Zanelatto, bióloga e gestora ambiental da Suinfra. “Algumas árvores estão suprimindo o crescimento de outras mais nobres, como a araucária, que necessita de luz para o seu desenvolvimento”. 

A equipe esclarece que as intervenções ocorrem após estudos da Comissão, com a avaliação e autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Por isso, a equipe pede o apoio da comunidade para que as fitas coloridas de indicação não sejam retiradas, para que o trabalho seja realizado de forma correta. 

O plantio das mudas ocorreu em frente ao Restaurante Universitário do Centro Politécnico

As espécies que farão parte da composição florestal são indicadas e doadas pela Prefeitura de Curitiba, por intermédio do Horto Municipal. “Estamos plantando espécies nativas, para deixar a universidade mais bonita e mais florida no futuro,” ressalta Regina. 

Confira as fotos do plantio das novas mudas no Centro Politécnico aqui

Nota: Texto atualizado em 02/12, para inclusão das fotos do plantio realizado nesta data.

Texto: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Foto de destaque: Marcos Solivan (Sucom/UFPR)


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR