Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Pibis 2019/2020: lançado edital para seleção de bolsistas do convênio entre UFPR e Fundação Araucária

Superintendência de Comunicação Social     17 de julho de 2019 - 15h54

Projetos que contemplem temáticas relacionadas a inclusão social são o foco do edital do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), formado por convênio entre UFPR e Fundação Araucária, que está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas de graduação. O período de inscrições vai de 22 de julho a 9 de agosto.

O edital do processo seletivo e o formulário de inscrições estão disponíveis neste link.

De acordo com o edital, serão priorizados os projetos de pesquisa e extensão que tiverem como tema as questões abrangidos pela atuação da Sipad, em geral relacionadas a minorias, tais como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, migrantes e mulheres.

As bolsas têm valor de R$ 400,00. Além das atividades nos projetos, as obrigações dos bolsistas incluem elaboração de relatórios, apresentação de resultados na Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e no Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe), e conclusão de um curso de extensão de 40 horas sobre políticas afirmativas, ministrado pela Sipad.

Sobre o Pibis

O Pibis incentiva a formação de pesquisadores nas áreas de diversidade de inclusão. Também tem a intenção de promover a integração de ingressos por meio de políticas afirmativas à cultura acadêmica e às atividades científicas, tecnológicas e de inovação.

O convênio prevê que a Fundação Araucária garantirá os recursos para as bolsas, enquanto a UFPR deve selecionar bolsistas e projetos, bem como manter as atividades e prestar contas do programa.

Para mais informações, acesse o site da Sipad

Leia mais notícias sobre o Pibis aqui

Acesse mais notícias sobre a Sipad neste link