Extensão e Cultura

Pet-Saúde Interprofissionalidade da UFPR publica orientações sobre covid-19 para população em situação de rua

Superintendência de Comunicação Social     22 de junho de 2020 - 12h54

Professores e alunos dos Departamentos de Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná publicaram e-book destinado à população em situação de rua apresentando dados sobre algumas das possíveis formas de cuidado, prevenção e apoio para o enfrentamento dos impactos da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O livro, intitulado “COVID-19: orientações à população em situação de rua”, surgiu de uma demanda do Ministério Público para os municípios e foi produzido, de forma coletiva,  pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/ Interprofissionalidade) da UFPR, Grupo Educação Popular, Mobilização e Controle Social na Saúde e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As informações são repassadas por meio de textos curtos com auxílio de ilustrações realizadas pelos alunos, buscando facilitar ao máximo a compreensão. Nas últimas páginas da cartilha, é possível encontrar referências de locais que podem auxiliar e apoiar neste momento de enfrentamento à covid-19 e contatos para esclarecer dúvidas. Segundo os autores, mais do que uma cartilha orientadora, o e-book é uma forma de exercício da cidadania e de controle social.

“Diante da atual situação imposta a nossa comunidade por esta doença, vários desafios são apresentados para garantir o cuidado de todos os cidadãos brasileiros, em especial à população em situação de rua. Os autores esperam que esta cartilha colabore para que diferentes pessoas nestas circunstâncias possam ser cuidadas e protegidas”, revela a professora Daiana Kloh Khlaf.

Os realizadores veem o projeto é um exemplo de integração ensino-serviço e trabalho interprofissional. Participaram do desenvolvimento, que levou seis semanas, os professores do Setor de Ciências de Saúde Rafael Gomes Diterrich, Daiana Kloh Khlaf, Luis Felipe Ferro, Regina Maria Ferreira Lang e os professores da UEPG Erildo Vicente Müller e Giovani Marino Favero. Também colaboraram os alunos do PET Amanda Khetleen Gusso, Bruna Menezes Mincov, Carolina Batista de Souza, Flávia Castro Rosa, Giovani Pereira, Isabela Cristina Santos Freire de Paula e Karoline Fernanda Zamboni Bonan, Victória Iacono Casarin Olivo.

Acesse o e-book.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus