Ensino e Educação

PET Ciências Sociais produz material destinado a estudantes que concorrem ao vestibular da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     23 de junho de 2020 - 17h03

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais da UFPR produziu um manual informativo de apoio à sociologia para o vestibular 2020/2021. São cinco resenhas explicativas que apresentam temas relacionados à literatura indicada, que inclui obras de Anthony Giddens, Gerard Lebrun, Roque Laraia e outros autores da área de política, antropologia e sociologia.

O material, elaborado por estudantes que participam do programa, visa expor resumidamente os textos selecionados e apresentar suas questões centrais. Os responsáveis explicam que o objetivo não é substituir a leitura dos textos, mas servir de ferramenta de apoio e orientação aos estudos de candidatas e candidatos ao próximo vestibular.

Segundo o professor Rodrigo Czajka, que coordenou o trabalho, foi identificada no programa a demanda por este tipo de material de apoio às leituras, que podem ser bastante densas. “Com a presença da sociologia nas duas fases do vestibular, [percebemos que] o material seria de grande importância aos candidatos e candidatas de todo certame”, explicou.

Os cinco volumes que constituem esse trabalho foram elaborados no período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. A elaboração é mais uma das atividades que o grupo têm realizado para aprimorar as relações de ensino-aprendizagem na graduação, bem como contribuir com a revisão bibliográfica de pesquisas em curso na UFPR, além de fornecer à comunidade, em geral, acesso aos textos e os debates deles resultantes.

Serviço
Material de apoio ao estudo de Ciências Sociais para o Vestibular UFPR 2020/2021