+ UFPR

Pessoas que apresentarem sintomas gripais devem ficar em isolamento, alerta comissão da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     18 de março de 2020 - 12h03

A Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus na Universidade Federal do Paraná (UFPR) orienta o isolamento pelo período de 14 dias de todos aqueles que apresentarem quadro gripal, ou semelhante ao gripal, mesmo que não tenham sintomas fortes ou melhorem rapidamente.

Os sintomas que devem ser levados em conta, mesmo que sejam leves, são febre, dores de cabeça e no corpo, mal estar, cansaço, tosse, dor de garganta e coriza.

Fonte: Ministério da Saúde

Segundo a comissão, a medida é necessária pois poucas pessoas infectadas pelo Covid-19 serão assintomáticas. Estima-se que, dos infectados, 80% apresentem sintomas leves e 20% serão os casos mais sérios.

Por isso, se não houver teste laboratorial, o indivíduo que apresentar pelo menos dois desses sintomas simultaneamente deve ficar afastado, em home office – por 14 dias – com a recomendação expressa de manter distância das pessoas, especialmente as pertencentes ao grupo de risco.

O isolamento produtivo, nesses casos, deverá ter sua produção reportada aos respectivos fiscais de contrato por meio de relatórios diários de serviços executados.

Em caso de dúvidas, a prefeitura de Curitiba ativou o número (41) 99876-2903, que pode ser contatado via WhatsApp. Para dúvidas sobre sintomas respiratórios, a orientação é ligar para o número (41) 3350-9000  entre 8h e 23h, também disponibilizado pela prefeitura.

Distanciamento social também é medida preventiva importante

UFPR orienta sobre rotinas de trabalho e procedimentos administrativos na instituição durante os próximos 14 dias

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus