Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisas sobre controle biológico de pragas foram apresentadas em Mato Grosso do Sul

Equipe da UFPR no Sincobiol.

Uma equipe formada por 14 estudantes de Agronomia e dois professores de Ciências Biológicas representou a UFPR no 13º Simpósio de Controle Biológico (Sincobiol) em Bonito, Mato Grosso do Sul, entre 15 e 18 de setembro. Diversos trabalhos foram apresentados como o controle microbiano e controle por meio de inimigos naturais. Outro estudo foi sobre parasitóides e predadores nas pragas do morangueiro.

Os professores do Departamento de Patologia Básica Maria Aparecida Zawadneak e Bráulio Santos, que estiveram presentes no evento, orientaram os trabalhos de alunos na área de parasitologia. Já na área de microbiologia, os alunos foram orientados pelas professoras Ida Chapaval Pimentel e Patrícia do Rocio Dalzoto, do Departamento de Patologia Básica. Houve apoio ainda de dois docentes do Setor de Ciências Agrárias: Francine Lorena Cuquel e Atila Francisco Mógor.

A maioria dos trabalhos tratou da lagarta Duponchelia fovealis, uma praga recém-introduzida nos morangueiros brasileiros que foi identificada pela primeira vez pelo laboratório de Parasitologia Agrícola, onde os alunos atuam. “Temos um trabalho pioneiro nesta linha, portanto, nossos trabalhos refletem o que se está fazendo no laboratório”, afirma Maria Aparecida.

Rodrimar Barboza Gonçalves, aluno de Iniciação Científica CNPq e participante do Simpósio, analisa sua participação como uma oportunidade muito importante de crescimento. “Além da apresentação do resultado de nosso trabalho, o evento traz a oportunidade de conhecer profissionais e estabelecer uma rede de contatos”, relata o aluno. A professora Maria Aparecida Zawadneak informou que nestes encontros os estudantes veem a importância e a aplicação prática de todo o trabalho que realizam no laboratório.

O Sincobiol é organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil junto com instituições locais da cidade-sede. A próxima edição ocorrerá na cidade de Goiânia.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...