Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisas apresentadas no International Scalidophora Workshop ganham volume especial no periódico Zoologischer Anzeiger

A 5ª edição do International Scalidophora Workshop realizada no Centro de Estudos do Mar (CEM) no início do primeiro semestre de 2019 continua gerando resultados. Determinados a expandir o conhecimento sobre os organismos microscópicos que vivem enterrados no sedimento de ambientes aquáticos, os organizadores do evento Maikon Di Domenico (Universidade Federal do Paraná), André R. S. Garraffoni (Universidade de Campinas), Marcelo V. Fukuda (Museu Zoológico de São Paulo) e Martin V. Sørensen (Museu de História Natural da Dinamarca) ganharam um volume especial no periódico Zoologischer Anzeiger.

O evento, que recebeu o financiamento da CAPES e CNPq, contou com a participação de 30 pesquisadores e estudantes de nove países e 17 universidades. O programa científico além de incluir palestras cobrindo uma ampla gama de aspectos sobre a taxonomia, morfologia, ecologia e genômica de Scalidophora possibilitou a interação de alunos com diversos pesquisadores da temática.

Os editores responsáveis pelo volume, M. Di Domenico e M. V. Sørensen, selecionaram 16 trabalhos apresentados durante o workshop, que incluem a descrição de novas espécies, novos registros, diversidade e distribuição do filo Scalidophora em ambientes costeiros a profundidades abissais.

Entre os artigos publicados destaca-se o trabalho de autoria do mestrando Caio Lopes Mello (PGSISCO). O artigo intitulado “Spatial distribution pattern of the aberrant Franciscideres kalenesos (Kinorhyncha) on sandy beaches of Southern Brazil” tem a participação de M. Di Domenico e egressos do curso de Oceanografia do CEM, que descreveram pela primeira vez os padrões de distribuição de uma espécie de Kinorhyncha em ambientes de praias arenosas.

Para acessar este e outros artigos do volume especial clique aqui.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...