Ciência e Tecnologia

Pesquisadores lançam livro gratuito sobre software de sistema de informação geográfica

Superintendência de Comunicação Social     21 de outubro de 2020 - 10h52

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de Maryland (UMD) e da Universidade da Flórida (UF), lançaram, nesta quarta-feira (21), o livro gratuito “Explorando o QGIS 3.X”. A obra discorre sobre o software de sistema de informação geográfica livre e de código aberto.

Segundo os organizadores, as informações georreferenciadas são úteis nas avaliações ambientais e florestais. Técnicos e engenheiros que se dedicam a essas avalições utilizam ferramentas para aprimorar suas análises, já que elas possibilitam uma melhor compressão do território estudado.

O software QGIS tem sido utilizado por profissionais de diversas áreas, principalmente pela sua interface amigável e pelas frequentes atualizações nas suas versões.

Apoio

Desenvolvido por professores e estudantes, o livro em formato de guia trata do tema visando contribuir com a disseminação de roteiros de uso do QGIS em análises ambientais e florestais. Os autores acreditam que ele poderá ser utilizado também como apoio em aulas de graduação, pós-graduação e estudos de profissionais, possibilitando condições de realização de análises adequadas aos seus objetivos.

A obra foi produzida pelos professores do Departamento de Ciências Florestais da UFPR Ana Paula Dalla Corte e Carlos Roberto Sanquetta, pelo professor do Departamento de Geomática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da UFPR Rodrigo de Campos Macedo e pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal Franciel Rex e Iasmin Fernanda Portela Pfutz.

Acesse o livro gratuitamente