Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da Baía de Paranaguá promovem workshop de integração e apresentação de resultados

Pesquisadores dos projetos sobre o Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) reuniram-se, entre os dias 27 a 29 de agosto, para compartilhar resultados preliminares dos estudos e intensificar o processo de integração entre eles. Os três projetos sobre a Baía de Paranaguá, no litoral paranaense, fazem parte dos oito selecionados pela Chamada Pública MCTIC /CNPq – Nº 21/2017 – Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis nas Baías do Brasil. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem pesquisadores envolvidos nos três estudos.

Compõem o trio Baías CEP os projetos: Resiliência Socioecológica e Sustentabilidade do Complexo Estuarino de Paranaguá (RESICEP); Vulnerabilidades e Respostas das Populações Locais às Ameaças Socioeconômicas e Naturais na Baía de Paranaguá (MADECEP); e Panorama Histórico e Perspectivas Futuras Frente a Ocorrência de Estressores Químicos Presentes no Complexo Estuarino de Paranaguá (EQCEP). As pesquisas têm o objetivo de compreender necessidades e fragilidades do CEP e, assim, interferir positivamente nelas, por meio de estudos multidisciplinares e balizados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O I Workshop de Integração dos Projetos sobre o CEP reuniu no Campus Pontal do Paraná, além dos coordenadores dos três projetos – que apresentaram resultados parciais após 22 meses de desenvolvimento –, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado do Paraná e cerca de 35 pesquisadores, graduandos e pós-graduandos diretamente envolvidos nos projetos e interessados.

Além dos coordenadores Paulo Lana (RESICEP), Rodolfo Angulo (MADECEP) e Michel Mahíques (EQCEP), participaram do Workshop a representante do CNPq, Margareth Alves Carvalho, a representante do MCTIC, Andrea Kaled-Cruz, o analista ambiental do ICMBio, Cesar Augusto Horie, e a representantes da SEMA -PR, Fabiana Campos. Foto: Divulgação.

O encontro foi marcado pelas apresentações individuais dos diversos representantes e dos resultados parciais por discentes e sessões plenárias. Além disso, três grupos de trabalho (GT) se debruçaram em temáticas consideradas prioritárias ao Baías CEP: plataforma e compartilhamento de dados; potencialidades de integração; comunicação e divulgação científica.

Relevância

De acordo com Luciene Lima – uma das responsáveis pelo eixo “Cadeias Produtivas” do projeto RESICEP e parceira do MADECEP na área de educação – pesquisadores do Campus Pontal do Paraná da UFPR, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão efetivamente integrados e direcionando sua expertise para a construção coletiva de produtos acerca de objetivos unificados de trabalho no CEP. “A forte integração da pesquisa tem extrapolado para os pilares do ensino e da extensão, à medida que o interesse e a adesão crescente de discentes via voluntariado acadêmico e também da participação de atores comunitários em vários eixos dos projetos cresce exponencialmente”.

A pesquisadora afirma que, além de gerar resultados científicos inéditos e publicações de impacto, o trio Baías CEP prevê a geração de produtos técnicos e de aplicabilidade imediata e direta junto às comunidades. “No eixo Cadeias Produtivas do projeto RESICEP, por exemplo, protocolos e técnicas de captação de sementes de ostras e saúde dos cultivos já são devolutivas aos parceiros das comunidades ostreicultoras”. Outro produto, gerado via componente educacional do MADECEP, é a estruturação do curso de especialização Educação Marinho-Costeira, em parceria com a Secretaria Estadual do Paraná, que é dedicado especialmente a professores de dez escolas estaduais das ilhas do Paraná e cuja aula inaugural ocorrerá na próxima sexta-feira (6).

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...