Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores do Cenacid embarcam para avaliar desastre em Brumadinho (MG)

Integrantes do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) estão a caminho do município de Brumadinho-MG, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, para avaliar o acidente envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos. Até a manhã desta segunda-feira (28) foram confirmadas 60 mortes e mais de 290 pessoas estariam desaparecidas.

O grupo pretende estudar os mecanismos e consequências do fluxo da lama-rejeito, além de apoiar os gestores no enfrentamento do desastre. A equipe deve iniciar os trabalhos no local na terça-feira (29).

Sobrevoo da área atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). Foto: Isac Nóbrega/PR-Agência Brasil, 26/1/2019

Com experiências em desastres em todo o mundo, a equipe é liderada pelo coordenador do Cenacid e professor da UFPR Renato Lima. O docente integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres.

Também participam da missão o professor de Geologia da Unicamp, Jefferson Picanço, e as geólogas Fabiane Acordes e Aline Freitas, diretora do serviço geológico do Rio de Janeiro.

As atividades previstas incluem a realização de estudos específicos e, se possível, a coleta de amostras.

O relatório de missão com todas as informações do caso será registrado no software especializado VICON-desastres, desenvolvido pelo próprio Cenacid.

Embarque de dois pesquisadores (Renato Lima e Fabiane Acordes) para a missão em Brumadinho. Divulgação: Cenacid

Sobre o Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad) da UFPR. O objetivo do Cenacid é proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem, voluntariamente, a contribuição científica em caso de desastres.

O professor Renato Lima já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela atuação na resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.