Ciência e Tecnologia

Pesquisadores discutem riscos socioambientais urbanos em Escola de Verão na UFPR

Superintendência de Comunicação Social     10 de dezembro de 2019 - 16h52

Com a temática “Riscos socioambientais urbanos”, a Escola de Verão promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reúne pesquisadores do Brasil e exterior para discutir o assunto. Os encontros começaram em novembro e se estendem até 19 de dezembro. Os módulos são direcionados a estudantes de pós-graduação, mas as palestras, que ocorrem semanalmente no Centro Politécnico, são abertas ao público em geral. Quem tiver interesse ainda pode participar – a programação completa pode ser conferida neste link.

Para o professor do Programa de Pós-graduação em Geografia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, o tema riscos é de importância no mundo inteiro devido ao crescimento das cidades. “No Brasil, quase 90% da população vive em áreas urbanas e grande parte em condições de riscos ambientais de toda ordem. Nesse sentido estudar cidades a partir dessa lógica do risco coloca-se hoje como uma premissa fundamental para pensar o futuro da vida urbana”, diz.

Escola de Verão do Programa de Pós-Graduação em Geografia tem módulos e palestras ministradas por pesquisadores do Brasil e exterior. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

Os conteúdos são abordados por professores da UFPR e pesquisadores convidados do Canadá, de Portugal, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR). A Escola de Verão tem aulas teórico-conceituais, práticas e atividades de campo. Os módulos realizados por estudantes de mestrado e doutorado poderão ser aproveitados como créditos de acordo com o colegiado e regras do seu programa.

Mendonça explica que a Escola de Verão é uma modalidade de ensino-aprendizagem que se coloca sempre fora dos calendários acadêmicos regulares. “É uma oportunidade de continuar a formação. A Escola de Verão que abrimos tem essa perspectiva de tratar de um tema muito importante na atualidade considerando as mudanças climáticas globais”. Os pesquisadores que ministram aulas e palestras foram convidados a partir do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) da UFPR.

Clique aqui e assista à matéria sobre a Escola de Verão produzida pela UFPR TV.