Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da Universidade de Oxford orientam, na UFPR, professores que ministram aulas em Inglês

aula do curso de Inglês para Instrução. Foto: acervo UFPR
aula do curso de Inglês para Instrução. Foto: acervo UFPR

Dois especialistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ministram durante toda esta semana, na UFPR, o primeiro curso de Inglês como Meio de Instrução da Oxford University no Brasil, com a finalidade de orientar professores brasileiros que ministram aulas em Inglês na graduação e na pós-graduação. Na UFPR os cursos do Setor de Ciências Agrárias e também o de Engenharia Mecânica, tem no currículo, disciplinas em Inglês. O idioma é muito utilizado também nos cursos de mestrado e doutorado e, muitas vezes, os professores têm dúvidas sobre as técnicas e dinâmicas que devem adotar para que o conteúdo seja assimilado por todos os estudantes. E são as estratégias para desenvolver essas aulas que estão sendo analisadas durante esta semana, tendo como ponto central a interatividade.

aulas para professores que ministram aulas em Inglês. Foto: acerco UFPR

aulas para professores que ministram aulas em Inglês. Foto: acerco UFPR

Os pesquisadores Julie Dearden e Tom Spain, do Departamento de Educação da Universidade de Oxford vieram ao Brasil especialmente para ministrar diversas metodologias de ensino. “É a primeira vez que esse tipo de curso é realizado fora da Inglaterra”, explica o professor Ron Martinez, um americano que atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas desde 2014 e coordena o grupo de pesquisa sobre Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira do CNPq. Dos 17 participantes do curso, a maior parte (12) pertence aos quadros da UFPR, mas há também professores de outras instituições de ensino. São docentes de diversas áreas como Física, Informática e Medicina. De acordo com Martinez, desde 2011 aumentou o número de disciplinas ministradas em dois idiomas e a tendência é ampliar essa prática nos próximos anos, especialmente em atividades de mestrado e doutorado. Um dos exemplos é uma disciplina optativa  na área de solos envolvendo os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal, que terá aulas a partir de 25 de julho.  Os professores da disciplina participam do curso com os especialistas da Universidade de Oxford e contam que  irão adotar as técnicas desenvolvidas que incluem conversação e produção de textos em Inglês.

professores que ministram disciplinas em Inglês são treinados. Foto: acervo UFPR
professores que ministram disciplinas em Inglês são treinados. Foto: acervo UFPR

Uma iniciativa anterior de aulas bilingues ocorreu em 2014, quando um grupo de professores de cursos de pós-graduação da UFPR participou de um programa de inclusão da língua inglesa, na Universidade de Oxford, através de parceria com a British Council. São atividades integrantes do Programa UFPR Internacional, que tem na coordenação geral o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari. Para implementar novas ações de apoio e incentivo à publicação de artigos científicos em veículos especializados, está sendo estruturado na UFPR o Centro Centro de Assessoria e Publicação Acadêmica (CAPA) que acaba de ser criado na Universidade Federal do Paraná junto ao Setor de Ciências Humanas. A proposta é oferecer auxílio tanto na redação científica, quanto na indicação e trâmites para publicações em revistas especializadas nacionais e também estrangeiras. Quando houver necessidade também será ofertado apoio na tradução de textos para outros idiomas. Imnormações podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.capa.ufpr.br.

 

por: Maria de Lurdes W. Pereira

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...