Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR apresentam artigos científicos em Congresso Internacional de Desempenho Portuário

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná participam esta semana do IV Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), em Florianópolis (SC), onde irão apresentar trabalhos científicos sobre transporte hidroviário.

Além disso, como parte da programação principal do Cidesport, na sexta-feira (27), o professor Dr. e superintendente do ITTI, Eduardo Ratton, e o assessor jurídico do Instituto, Ruy Zibetti, apresentarão a palestra “Práticas regulatórias e vantagens competitivas dos países signatários da Hidrovia Paraguai-Paraná”.

Conhecimento

Em cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Universidade elaborou o “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”.  O trabalho foi realizado com ênfase no mercado inerente aos cinco países signatários do Acordo (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai), na infraestrutura de transporte regional disponível e planejada, nas similaridades e diferenças regulatórias entre os países, além do potencial uso de suas águas para o transporte hidroviário.

Os fundamentos técnicos do Estudo servirão de ferramenta para a tomada de decisão por parte do poder público, principalmente para a formulação de políticas públicas por parte do Estado brasileiro, além de fomentar a integração regional e o desenvolvimento da Hidrovia do Paraguai-Paraná.

 

Artigos

A equipe de pesquisadores apresentará três artigos científicos referentes aos projetos desenvolvidos pela UFPR/ITTI:

“Estratégias para o Desenvolvimento do porto Público Organizado de Manaus: Diagnóstico da Interação Porto – Cidade”, de autoria de Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Philipe Ratton e Durval Nascimento Neto.

“Metodologia para Valoração de Impactos Ambientais de Serviços de Dragagem e Estudo de Caso para a Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Flávia Aline Waydzik, Eduardo Ratton e Durval Nascimento Neto.

“Análise dos Custos de Transporte e Vantagens de um Sistema Intermodal aos países lindeiros à Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Thais de Rezende, Philipe Ratton e Luiz Felipe Simioni Ditzel.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...