Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da UFPR apresentam artigos científicos em Congresso Internacional de Desempenho Portuário

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2017 - 14h03

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná participam esta semana do IV Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), em Florianópolis (SC), onde irão apresentar trabalhos científicos sobre transporte hidroviário.

Além disso, como parte da programação principal do Cidesport, na sexta-feira (27), o professor Dr. e superintendente do ITTI, Eduardo Ratton, e o assessor jurídico do Instituto, Ruy Zibetti, apresentarão a palestra “Práticas regulatórias e vantagens competitivas dos países signatários da Hidrovia Paraguai-Paraná”.

Conhecimento

Em cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Universidade elaborou o “Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”.  O trabalho foi realizado com ênfase no mercado inerente aos cinco países signatários do Acordo (Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai), na infraestrutura de transporte regional disponível e planejada, nas similaridades e diferenças regulatórias entre os países, além do potencial uso de suas águas para o transporte hidroviário.

Os fundamentos técnicos do Estudo servirão de ferramenta para a tomada de decisão por parte do poder público, principalmente para a formulação de políticas públicas por parte do Estado brasileiro, além de fomentar a integração regional e o desenvolvimento da Hidrovia do Paraguai-Paraná.

 

Artigos

A equipe de pesquisadores apresentará três artigos científicos referentes aos projetos desenvolvidos pela UFPR/ITTI:

“Estratégias para o Desenvolvimento do porto Público Organizado de Manaus: Diagnóstico da Interação Porto – Cidade”, de autoria de Cristhyano Cavali da Luz, Eduardo Ratton, Philipe Ratton e Durval Nascimento Neto.

“Metodologia para Valoração de Impactos Ambientais de Serviços de Dragagem e Estudo de Caso para a Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Flávia Aline Waydzik, Eduardo Ratton e Durval Nascimento Neto.

“Análise dos Custos de Transporte e Vantagens de um Sistema Intermodal aos países lindeiros à Hidrovia Paraguai-Paraná”, de autoria de Thais de Rezende, Philipe Ratton e Luiz Felipe Simioni Ditzel.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR