Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR resgatam aves debilitadas no litoral paranaense; a maioria apresenta intoxicação alimentar

As gaivotas (Larus dominicanos) são aves costeiras residentes  do litoral paranaense. Fotos: LEC/UFPR

No mês de dezembro, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) recebeu, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), mais de 20 acionamentos relacionados a animais marinhos vivos no litoral do Paraná. As aves foram os principais animais vivos registrados, sendo 12 gaivotas (Larus dominicanus), espécie mais abundante neste período; três atobás-marrom (Sula leucogaster); e duas fragatas-comum (Fregata magnificens).

Depois de resgatados, os animais foram encaminhados à equipe especializada do Centro de Reabilitação, Despetrolização e análise de saúde de fauna marinha (CreD), com sede no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná. Segundo os especialistas, nesta época do ano é comum receber espécies de aves, principalmente juvenis, com doenças adquiriras devido à ingestão de alimentos em decomposição e de resíduos sólidos ou à intoxicação por algas, que se proliferam com maior intensidade neste período. Na fase juvenil, os animais ainda estão aprendendo como buscar alimento e interagir com ambiente e, geralmente, procuram alimentos de fácil acesso como dejetos deixados na praia ou acumulados em outras áreas abertas.

No caso das gaivotas, por exemplo, as ocorrências de intoxicação alimentar ou contaminação são muito comuns. No entanto, a equipe do LEC/UFPR ainda está analisando as situações e não fechou um diagnóstico completo do que pode ter ocasionado o quadro de debilitação da fauna registrada nos últimos dias. De modo geral, o diagnóstico das aves sugere interação com fontes de contaminação por fungos, bactérias e outros patógenos relacionados a ambientes degradados ou à presença de resíduos sólidos.

Indivíduo da espécie Puffinus gravis com evidência de plástico no trato digestório. Fotos: LEC/UFPR

A equipe informa que uma análise mais detalhada está sendo realizada e reforça que cabe a todos cuidarem melhor da destinação do lixo e garantir que, com urgência, o litoral paranaense esteja todo ligado à rede de esgoto.


Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC UFPR é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).

(Com informações do PMP -BS)

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...