UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR participam da Oficina-Região Sul em preparação à Década do Oceano

Pesquisadores da UFPR participam, entre segunda (19) e quinta-feira (23), da Oficina – Região Sul em preparação à Década do Oceano. A iniciativa, conduzida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações, faz parte do conjunto de ações previstas para serem executadas entre 2021 e 2030, aliando ciência, setor produtivo, organizações da sociedade civil e os cidadãos na busca por um oceano sustentável.

Segundo a organização, a oficina vai unir  diferentes setores da sociedade para discutir os objetivos da Década do Oceano integrados às características regionais. As atividades serão organizadas em sete grupos de trabalhos, organizados de acordo com os resultados esperados para a Década do Oceano. A UFPR tem professores, técnicos administrativos e pesquisadores inscritos em seis, dos sete núcleos específicos, que buscam discutir formas de se chegar a um oceano limpo; saudável e resiliente; previsível; seguro; sustentável e produtivo; transparente e acessível; conhecido e valorizado por todos.

A inscrição no evento foi feita de forma voluntária pelos pesquisadores interessados. Conforme a agenda do MCTIC, as oficinas subnacionais são preparatórias para as nacionais, que contarão com a presença de agentes de todo o país. O ciclo de construção de um Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil será encerrado no dia 2 de dezembro, com um Webinar Nacional.

Além do Brasil, diversos países do mundo estão se preparando para a Década da Ciência Oceânica, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 para começar em 2021. Em agosto, especialistas da Unesco deram uma entrevista sobre o assunto ao Portal da UFPR.

Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos

Desde julho, a UFPR está formando uma coalizão que pretende se unir à agenda da Década da Ciência Oceânica no Brasil e no mundo. A instituição foi reconhecida como parceira da Unesco e está em fase de mapear os interessados em comporem um grupo interdisciplinar para discutir e promover o tema. Saiba mais aqui.


Sugestões

UFPR recebe presidente da Fiocruz para aula magna sobre gestão pública 
Para marcar o início no ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/4P) da...
UFPR lamenta falecimento da professora aposentada Imara Teresa Milhoretto
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Imara Teresa...
UFPR é indicada em prêmio nacional de comunicação pública
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social...
Fachada do HC se ilumina nesta semana em prol do Dia Mundial do Rim
Este ano com a temática: “Saúde dos rins: Exame de creatinina para todos” O Dia Mundial do Rim tem...