Extensão e Cultura

Cientistas da UFPR disponibilizam tutoriais para prefeituras criarem mapas de Covid-19 por setores censitários

Superintendência de Comunicação Social     26 de junho de 2020 - 14h07

Cientistas do Observatório do Litoral Paranaense, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibilizaram em canal do YouTube tutoriais que ensinam prefeituras a elaborarem mapas de Covid-19. O programa gratuito de cartografia Philcarto é utilizado para representação de escala por setores censitários, com visualização do espaço urbano, rural e metropolitano. Qualquer município brasileiro pode ter acesso aos tutoriais gratuitamente e instalar os softwares livres sem nenhum custo de uso ou atualização.

Pesquisador do Observatório do Litoral Paranaense e professor do Setor Litoral da UFPR, Ricardo Monteiro explica que mapas por setores censitários possibilitam o monitoramento e a análise espacial dos casos na escala urbana, indicando áreas e locais com maior contaminação. “Os mapas podem ser usados em ações governamentais, públicas e privadas, no sentido de atender a população afetada e diminuir os vetores de contaminação”.

Programa gratuito de cartografia Philcarto é utilizado para representação de escala por setores censitários, com visualização do espaço urbano, rural e metropolitano. Imagem: Divulgação

A diferença dos mapas ensinados pela UFPR em relação a outros já desenvolvidos é a demonstração em círculos proporcionais e a característica coroplética, que mostra os dados de um território a partir de diferentes cores ou tonalidades. “É uma forma de representação bastante fidedigna da realidade, permitindo uma análise avançada e sofisticada. Boa parte dos mapas que estão sendo veiculados não consegue representar o fenômeno de maneira tão clara como nossos mapas estão demonstrando”, diz o pesquisador.

Até o momento já foram disponibilizados 14 vídeos, organizados em duas playlists “Crie seus mapas” e “Mapas por setores censitários”. Além da Covid-19, os tutoriais também podem ser usados para criar mapas do mundo, das regiões, dos estados ou de municípios com outros dados, como dengue, acidentes de trânsito, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Produto Interno Bruto (PIB), desemprego, renda, analfabetismo, entre outros.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR