Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da UFPR discutem livros escolares e recursos didáticos em conferência na Colômbia

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2016 - 15h51

Mesa de abertura da conferência. Imagem: Arquivo pessoal

Entre os dias 7 e 9 de setembro, na Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, pesquisadores se reuniram para a Conferência Regional para América Latina da International Association for Research on Textbooks and Educational Media (Iartem). Dentre os 27 pesquisadores brasileiros que ministraram conferências e apresentaram trabalhos do evento, 19 estão ligados ao Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas (NPPD) da UFPR.

Além da UFPR, os pesquisadores do Núcleo fazem parte de instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Esta segunda conferencia, em Pereira, concretizou o objetivo da Iartem de estabelecer pontes com a América Latina”, afirmou a coordenadora do grupo, Tânia Maria Braga Garcia, membro da diretoria da Iartem e responsável por estabelecer a relação da instituição com a América Latina. Em 2012, a Universidade Federal do Paraná sediou a primeira edição da conferência regional, organizada pelo Núcleo, que é ligado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

Segundo a professora, o evento também consolidou a inserção internacional do NPPD. Criado em 2002 pelas professoras Tânia Maria Braga Garcia e Maria Auxiliadora Schmidt, o objetivo do núcleo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relativos aos manuais escolares e as mídias educativas

Realizada tradicionalmente na Europa, a próxima Conferência Bianual da Iartem acontecerá em Lisboa, em setembro de 2017. Na ocasião, será definido o país sede da terceira Conferência Regional para a América Latina, prevista para 2018.