Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores criam aplicativo para identificação de flebotomíneos, insetos transmissores das leishmanioses

No mundo inteiro existem, atualmente, 1008 espécies de flebotomíneos, das quais 278 são registradas no Brasil. Essas classes de insetos atuam na transmissão dos protozoários causadores das leishmanioses – doenças infecciosas que podem ocasionar febre, perda de peso, anemia além de outras manifestações. Por isso, pesquisadores criaram um aplicativo de celular que permite a identificação dos flebotomíneos. O professor Andrey José de Andrade, do Departamento de Patologia Básica do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, é um dos criadores da ferramenta.

Para identificar os insetos, os pesquisadores utilizam chaves dicotômicas, que inclui a análise de diversas características (como estrutura corporal e cor) até chegar ao nível de espécie. Com o LutzoDex essa identificação ocorre de forma mais rápida, pois o aplicativo faz a comparação das observações apontadas pelo usuário e do banco de dados disponível na ferramenta. O mecanismo é o mesmo do PokeDex, aplicativo que identifica as criaturas ficcionais chamadas Pokémons (daí o nome LutzoDex: “Lutzo” de Lutzomyia, um dos gêneros de flebotomíneos, e “Dex” do PokeDex).

Professor Andrey Andrade com o aplicativo LutzoDex. Foto: Aspec

“Facilita a identificação para uma pessoa que não é especialista na área. Deixamos claro que o aplicativo não substitui uma chave dicotômica publicada, mas pode auxiliar o usuário em trabalhos de laboratório ou de campo, aproximando-o da taxonomia”, explica o professor Andrade.

O LutzoDex permite identificar os insetos a partir de sua região geográfica e características como sexo ou estrutura de genitálias. Para cada espécie, são apresentados dados como autoria e ano de descrição, mapas de distribuição nas Américas e se faz parte de uma categoria transmissora de Leishmania. O idioma do sistema está de acordo com o idioma do smartphone e pode ser alterado pelo usuário.

Desde sua criação, O LutzoDex já teve 527 downloads, sendo 88% provenientes do Brasil e os outros 12% da Colômbia, Bolívia, México e Índia. Com download gratuito, o aplicativo está disponível na Google Play para o sistema operacional Android.

Também contribuíram no desenvolvimento do software o analista de sistemas Maxweel Almeida, o biólogo Douglas Rocha e a designer Janaine Abrantes. Confira como usar o LutzoDex no tutorial no Youtube:

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...