Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores apontam mistura de contaminantes ambientais e avaliação de risco como prioridade para estudo de contaminantes emergentes

Evento reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior, na UFPR

Após a realização do “I Workshop Internacional sobre contaminantes emergentes: gestão ambiental e riscos para a saúde humana”, na última semana, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), dois temas despontam como prioridade para foco de futuros estudos: a misturas dos contaminantes ambientais e a avaliação de risco. O evento contou com a participação de palestrantes do Canadá, Argentina, Chile e Brasil, com o objetivo discutir os problemas dos contaminantes emergentes com pesquisadores da academia, governo e indústria.

O evento reuniu, além dos participantes, uma seleção de pôsteres temáticos, com propostas de debates sobre produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, cianotoxinas, agrotóxicos e nanopartículas. A UFPR vem sendo uma referência nas pesquisas (veja aqui e aqui)e busca de soluções sobre o assunto, que além do meio-ambiente envolve questões de saúde pública.

Os contaminantes emergentes presentes nos ecossistemas aquáticos foram relatados como uma das “principais prioridades” da ecotoxicologia. Segundo a professora Helena Cristina da Silva de Assis, o workshop foi importante para conhecer o cenário de contaminantes emergentes em diferentes países. “Os palestrantes colocaram como futuras perspectivas para respostas de algumas das questões ambientais prioritárias a cooperação entre pesquisadores , uma gestão integrada das políticas públicas, mais efetividade nas ações governamentais e comunicação da ciência para os funcionários do governo, indústria e população em geral”, pontuou. “Este workshop é um evento promissor para identificar e discutir as questões emergentes”, completou.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...