Ciência e Tecnologia

Pesquisadoras de projeto de meninas na ciência produzem máscaras em casa para hospitais de Palotina e região

Superintendência de Comunicação Social     16 de julho de 2020 - 16h05

Pesquisadoras do projeto “Meninas nas Ciências no Combate à Covid-19”, do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão trabalhando na confecção de máscaras para os hospitais da região. Durante a pandemia, as cientistas que fazem parte do projeto “Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica” decidiram focar na confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Até o momento, já foram entregues 220 máscaras para hospitais de Palotina e Assis Chateaubriand. A produção é feita da casa das bolsistas e é coordenada pelo professor Bruno Garcia Bonfim, do Instituto Federal do Paraná do Campus Assis Chateaubriand, parceiro do projeto da UFPR.

Produção é feita da casa das pesquisadoras, que até o momento distribuíram 220 máscaras a hospitais da região de Palotina. Foto: Divulgação

Segundo Mara Fernanda Parisoto, professora do Setor Palotina da UFPR, o trabalho das pesquisadoras não para por aí. “As meninas estão produzindo máscaras na impressora 3D, divulgando podcasts sobre atividades vinculadas à Covid-19, auxiliando numa horta na casa lar de Palotina, participando e ministrando cursos sobre astronomia e robótica, organizando e implementando eventos e participando de pesquisa sobre reflorestamento utilizando minifoguetes. Tudo de modo virtual”.

O projeto “Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica” atua com bolsas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e inicialmente visava preparar as meninas para competições. As pesquisadoras já participaram e conquistaram prêmios no Festival Brasileiro de Minifoguetes (4º lugar), na Olimpíada Brasileira de Astronomia (1º, 2º e 3º lugares) e também na Mostra Brasileira de Foguetes (2º e 4º lugares). Além das competições nacionais, elas também participaram de campeonatos regionais.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus