Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora paranaense é finalista do prêmio Jovem Inovador dos BRICS

(foto Katia Pichelli/Embrapa)

A química paranaense Francine Claro é uma das quatro finalistas indicadas pelo Brasil ao prêmio “Jovem Inovador dos BRICS”, que será entregue durante o 5th BRICS Young Scientist Forum, evento integrante do Encontro de Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A pesquisadora concorreu com o resultado de seu projeto de mestrado, que estudou e desenvolveu um curativo de baixo custo para tratamento de feridas, em especial queimaduras. A membrana, feita a partir de nanocelulose de pínus, tem um valor que pode ser até mil vezes mais barato que as peles artificiais atualmente disponíveis no mercado, além de ser produzida a partir de um material renovável, que é a celulose vegetal.

O estudo fez parte do projeto “Bionanocompósitos – Obtenção de nanoestruturas a partir e fontes florestais”, atividade coordenada pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), e foi realizado durante o mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o trabalho sendo desenvolvido no Laboratório de Tecnologia da Madeira da Embrapa Florestas, sob orientação do pesquisador Washington Magalhães.

Em virtude da pandemia, o Fórum este ano será realizado de forma online, entre os dias 21 e 25 de setembro. Os pesquisadores indicados ao Prêmio (quatro de cada país dos BRICS) terão 12 minutos para apresentar sua pesquisa, em inglês. Os vencedores serão conhecidos no último dia do evento. Neste ano, concorrem jovens pesquisadores nas categorias Ecologia; Ciência dos Materiais; e Aplicação de Inteligência Artificial em Ecologia e/ou Ciência dos Materiais.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), foi responsável pelo edital que indicou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) os potenciais candidatos ao Prêmio.

(Colaboração: Kátia Pichelli/Assessoria Embrapa)

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...