Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora do CEM participa de seminário nacional que discute políticas públicas para oceanos

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do I Seminário Inter-Redes do Programa “Horizonte Oceânico Brasileiro: Fomentando o Protagonismo de Profissionais em Início de Carreira na Interface do Conhecimento & Políticas Públicas para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. O evento, realizado de 8 a 12 de abril em Brasília, no Distrito Federal, reúne pesquisadores, professores, integrantes de grupos de pesquisa relacionados à governança dos oceanos, representantes do governo, da sociedade civil, de comunidades pesqueiras e de instituições.

“Esta rede estará, durante toda essa semana, em sua primeira grande reunião e discussão estratégica em Brasília, incluindo organização de agenda junto a vários níveis de governo – ministérios e secretarias federais – Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] e outras frentes. A nossa Universidade é referência nos estudos do mar e de comunidades pesqueiras e terá muito a contribuir com essa iniciativa e com as ações da agenda 2030”, explica a bióloga do Centro e Estudos do Mar (CEM) da UFPR e representante da Universidade no evento, Camila Domit.

Mesa redonda realizada no dia 9 de abril. Em pauta, as ações realizadas por diferentes grupos para preparação da Agenda 2030.

A proposta é realizar uma integração inicial entre diferentes instituições, pessoas, iniciativas, projetos, associações e coletivos que atuam em linhas temáticas relacionadas ao eixo central do seminário. As atividades têm o objetivo de identificar iniciativas e fortalecer ações para eventos nacionais que serão realizados neste e no próximo ano, preparativos à Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

O Programa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB) é produzido pelo Painel Brasileiro para o Futuro do Oceano (PainelMar), rede nacional de especialistas e integrantes do governo para discussão sobre as questões que envolvem a ODS 14 e a década dos oceanos declarada pela ONU. Desde 2015, o grupo desenvolve ações para o aperfeiçoamento da interface entre o conhecimento e as políticas públicas para o mar brasileiro.

Confira a programação completa e acompanhe transmissões ao vivo do I Seminário Inter-Redes do Programa Horizonte Oceânico Brasileiro na página do PainelMar no Facebook.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...