UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora da UFPR vai integrar Instituto Reuters, da Universidade de Oxford

A pesquisadora Camila Mont’Alverne, do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (PONTE-UFPR), foi contratada para realizar o pós-doutorado na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ela integrará o grupo de pesquisadores de um dos principais centros da área, o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo.

Camila defendeu a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da UFPR em março de 2020, estudando a cobertura de veículos de imprensa como agentes na reforma política. Seus principais interesses de pesquisa estão na área de comunicação política, com foco em jornalismo político, mídia e eleições e internet e política.

O professor Jamil Marques, do departamento de Ciência Política da UFPR e coordenador do PONTE, conta que a aluna foi uma das primeiras integrantes do grupo de pesquisa da UFPR. Entrou em 2011 e passou por atividades de iniciação científica, mestrado e doutorado. “Camila sempre foi muito disciplinada e consciente de que o trabalho em equipe é fundamental. Ela compreendeu, desde cedo, que o PONTE funciona com base em solidariedade e sinergia. A oportunidade em Oxford acaba sendo importante porque inspira os colegas a buscarem sempre o melhor de si”, conta professor.

Durante três anos, a pesquisadora fará parte do projeto Trust in News. “O projeto parte de algumas questões principais, como saber em que tipo de notícias as pessoas confiam, por que e o que plataformas de mídias sociais e empresas jornalísticas podem fazer para ajudar as pessoas a selecionar notícias confiáveis no ambiente digital”, explica Camila. “A ideia é produzir recomendações baseadas em evidências que possam ser colocadas em prática por editores, plataformas e outros agentes que estejam trabalhando para aumentar a confiança nas notícias”, completa.

No início de 2020, o Projeto de Jornalismo do Facebook doou US$ 4 milhões para financiar o Trust in News por três anos. O Trust in News pesquisará a confiança em notícias digitais no Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. Juntos, esses países representam mais de um bilhão de usuários de internet. Por terem diferentes sistemas midiáticos e contextos políticos, Camila acredita que a comparação será muito enriquecida. “Serei capaz de unir minha expertise sobre Comunicação Política no Brasil, especialmente Jornalismo Político, com os interesses de uma pesquisa que compara confiança nas notícias em diferentes mercados”.

Camila imagina que a próxima eleição presidencial brasileira será objeto de estudo do Trust in News em algum momento. “De acordo com o relatório Digital News Report deste ano, do próprio Instituto Reuters, o Brasil fica em quinto lugar entre os países que mais confiam na mídia, mas também é o mais preocupado com desinformação. Isso é um indício do quanto o projeto é relevante, já que os cidadãos dizem confiar na mídia e, ainda assim, sentem que há um problema sério de alcançar notícias confiáveis. Talvez a questão não seja exatamente de uma confiança geral, mas das fontes específicas sobre as quais essa confiança recai. Enfim, tenho certeza que não vão faltar questões de pesquisa e hipóteses para testarmos”, conclui.

Mesmo estando longe, Camila não se afastará das pesquisas do grupo da UFPR, através de co-autorias e debates. “Continuarei trabalhando nas pesquisas do grupo e contribuindo para consolidar o PONTE como um dos principais produtores brasileiros de pesquisa de alto impacto na área de Comunicação Política e Jornalismo Político”. Para o professor Jamil Marques, “contar com uma pesquisadora do PONTE em Oxford significa acompanhar de perto o que investigadores de indiscutível liderança têm desenvolvido nas dimensões teórica e metodológica. Trata-se de uma oportunidade singular não apenas de produzir em parceria com redes internacionais, mas de colaborar para a qualificação de nosso programa de pós-graduação na UFPR”.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...