Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadora da UFPR disponibiliza materiais sobre William Shakespeare para acesso ao público

Mesmo quem ainda não assistiu ou leu William Shakespeare tem a oportunidade de descobrir o autor com acesso gratuito a materiais no www.shakespearedigitalbrasil.com.br. O conteúdo é organizado pela professora Liana Leão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que pesquisa Shakespeare há 20 anos. O site disponibiliza 69 vídeos com trechos das peças shakespearianas interpretados por atores como Fernanda Montenegro, Miguel Falabella, Thiago Lacerda, Maitê Proença, Vera Holtz, Marcello Antony, Diogo Vilela, Cláudio Fontana, Gustavo Gasparani, Eduardo Semerjian, Charles Fricks e Veronica Reis. No YouTube, em maio deste ano, os 92 vídeos do canal Shakespeare Brasil – UFPR somavam um total de cerca de 450 mil visualizações.

Nos vídeos, professores e diretores de instituições nacionais e internacionais também comentam a obra de Shakespeare e o diálogo com outros escritores, e estudantes realizam trabalhos sobre o autor. As gravações foram feitas em parceria com a UFPR TV. O público também pode acessar um livro, artigos e trechos de livros sobre Shakespeare, além de podcasts e outros materiais sobre o autor. O site organizado pela professora da UFPR tem parceria com o projeto Global Shakespeares, portal do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

Professora da UFPR, Liana Leão pesquisa Shakespeare há 20 anos e busca fazer com que os resultados cheguem para o público em geral. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Liana conta que durante as pesquisas sobre Shakespeare na UFPR sentiu necessidade de extrapolar o âmbito acadêmico e ir para a sociedade. “Eu desenvolvo a pesquisa e depois faço uma espécie de tradução numa linguagem sem jargão acadêmico para a comunidade. Quero que a pesquisa chegue de alguma forma para o público em geral”, diz.

Do outro lado, no mundo teatral, o ator Gustavo Gasparani concorda com o acesso a Shakespeare possibilitado pelo projeto. “Acho que a discussão é acadêmica com vários países, mas chega no artístico, cultural e social, que têm acesso a esse conhecimento. Os espetáculos estão sendo atravessados por esse estudo todo, clareando a discussão a respeito das peças”, diz.

De acordo com a professora Liana, Shakespeare escreveu para um público amplo a partir da observação do comportamento humano, ignorando a questão das classes sociais. Assim como Shakespeare, ela pretende levar a obra ao alcance de todos, sem elitizar o autor, confirmando que: “ele escreveu uma obra que permaneceu no tempo”.

Para o projeto da professora da UFPR, a atriz Fernanda Montenegro interpreta a personagem shakespeariana Cleópatra – clique na imagem e assista ao vídeo. Imagem: Divulgação
Para o projeto da professora da UFPR, a atriz Fernanda Montenegro interpreta a personagem shakespeariana Cleópatra – clique na imagem e assista ao vídeo. Imagem: Divulgação

No momento, Liana pesquisa como William Shakespeare se tornou o que conhecemos hoje, 403 anos após sua morte. O objetivo do estudo é trazer ao conhecimento do público a importância do século 18 no mundo da edição, da crítica literária, do teatro e da popularização de Shakespeare como um nome maior da literatura de língua inglesa.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...