Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisador francês de Geociências ministra palestra na UFPR

O professor e pesquisador francês Joel Georges Marie Andre Rodet, da Universidade de Rouen-Normandie, investigador das Geociências, ministrará palestra, em português, na Universidade Federal do Paraná. O evento ocorre na segunda-feira (14), às 9h30, na sala 109 do Edifício J.J. Bigarella, no Centro Politécnico. O tema da sua fala será “A gruta cárstica, uma gestação complexa”.

Rodet estará na UFPR para participar da banca da tese “Patrimônio geológico cárstico em rochas areníticas e políticas públicas de geoconservação, com base em estudo de caso do município de Ponta Grossa (PR)”, que ocorre também no dia 14, às 13h, no edifício do Setor de Ciências da Terra, sala CT 15. A tese, de autoria de Henrique Simão Pontes, investiga cavernas formadas em arenitos, buscando provar que são frutos de processos de dissolução e precipitação, como ocorre nos carbonatos. Estes processos são denominados cársticos.

“Há várias cavernas em arenitos na região de Ponta Grossa, onde a pesquisa foi realizada. Se não são considerados processos cársticos, a legislação de conservação de cavernas existente não pode ser aplicada, como na região dos Campos Gerais”, explica o professor Luiz Alberto Fernandes, que orienta a pesquisa e é responsável pela vinda de Rodet, em cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais. “Ao demonstrar o processo, é possível também propor diretrizes e protocolos para aprimoramento das leis de (geo)conservação”, exemplifica.

Rodet tem experiência em Geociências, com ênfase em Geografia Física. Já foi pesquisador convidado do CNPq em arqueologia e geoarqueologia, passando por diversas universidades brasileiras.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...