Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisador da UFPR recebe prêmio de ecologia e ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     30 de agosto de 2019 - 18h50

Desenvolvimento de energia sustentável e ferramentas para diminuir impacto ambiental de efluentes. Soluções para o setor agrícola com aproveitamento de resíduos do campo para produção de biogás. Incineração do lixo com transformação em eletricidade a partir de fixação de gases em microalgas. Essas são apenas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho foi reconhecido pela Câmara Municipal de Curitiba em sessão solene na noite de quarta-feira (28). Vereadores entregaram o prêmio Ecologia e Ambientalismo ao professor da UFPR e a outras 18 personalidades, empresas e entidades que se destacaram em ações a favor da natureza, do meio ambiente e da ecologia.

“É muito importante esse reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido na Universidade com estudantes de graduação e pós-graduação. As pesquisas são alinhadas com as necessidades atuais e buscam soluções para a sociedade”, diz o professor da UFPR, que também coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade.

Professor André Bellin Mariano (à direita), do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, foi homenageado pela contribuição das pesquisas ao meio ambiente. Foto: Carlos Costa/Divulgação

O NPDEAS atua desde 2008 e possui fotobiorreatores tubulares compactos patenteados pela UFPR para a produção em larga escala de microalgas utilizadas para pesquisa. Os estudos envolvem parcerias com diversas áreas, departamentos, laboratórios e pesquisadores da Universidade. Recentemente, a tecnologia trouxe resultados ao induzir crescimento vegetal orgânico e proteger peixes contra danos no DNA, além de ser aditivo nutricional para pets. A pesquisa que estimula o crescimento vegetal foi realizada em parceria com os professores Miguel Noseda e Átila Mógor, dos departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular e Fitotecnia e Fitossanidade da UFPR, respectivamente. Já a ração para pets foi desenvolvida junto à professora Ananda Felix e a doutoranda Fabiana Lírio, no Laboratório de Estudos em Nutrição Canina (Lenucan) da UFPR.

Além disso, o professor coordena o projeto de extensão “Ciência para Todos”, que recebe estudantes e professores de escolas públicas semanalmente para conhecer a Universidade e as pesquisas desenvolvidas. “Trabalhamos com a integração entre pesquisa, ensino e extensão, acrescentando a inovação. Os alunos da UFPR são estimulados a criar startups para criar soluções reais para a sociedade”, afirma o professor André.

O prêmio Ecologia e Ambientalismo é concedido anualmente, desde 2003, pela Câmara Municipal de Curitiba a pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR