Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa quer saber como a comunidade universitária avalia as primeiras experiências do ensino remoto emergencial

Com o apoio da Unidade de Projetos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), a comissão designada para acompanhar a  implementação do período especial em razão da pandemia de covid-19 lançou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa para ouvir coordenadores, docentes e discentes sobre a experiência nesta primeira etapa de atividades remotas (clique nos links ao fim deste texto)As aulas na graduação foram retomadas no último dia 13 de julho e conseguiram atender cerca de 70% dos estudantes na modalidade de ensino remoto emergencial (ERE). 

A resposta ao questionário é voluntária, mas o preenchimento das respostas irá contribuir com o aperfeiçoamento da proposta – por isso é importante que os respondentes estimulem também os seus colegas a fazerem o mesmo. “Para decidir corretamente sobre o que e como fazer, nada melhor que a participação de toda a comunidade na avaliação do que fizemos até aqui e no planejamento das próximas etapas”, argumenta o pró-reitor Eduardo Salles Barra. A pesquisa será realizada até o dia 14 de setembro. 

A reitoria da UFPR constituiu uma comissão para acompanhar o período especial e projetar a continuidade do ensino de graduação após esse período.  Cabe a esta comissão escutar a comunidade a fim de identificar os pontos de vista que deverão ser reunidos na elaboração da proposta a ser analisada e deliberada pelo CEPE.  

De acordo com Barra, é preciso criar condições para que 100% dos estudantes retomem a sua formação. Segundo o balanço da Prograd, as matrículas no período especial cobriram, em média, cerca de 35% das matrículas nas disciplinas do primeiro semestre de 2020, cujo calendário está suspenso. Para ampliar este índice até alcançar os 100%, será preciso um novo esforço de vagas e disciplinas no formato ERE. “Da parte das pró-reitorias envolvidas neste grande esforço, estamos prontos e motivados para encarar sem reservas este desafio. Resta-nos saber o que e como fazer para não dispersar esforços nem frustrar expectativas”, salienta Barra. 

Responda o questionário e contribua com o aperfeiçoamento do ERE:

Atenção
Para ter acesso à pesquisa:
Usuário = CPF (sem ponto nem traço)
Senha = data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (com as barras)

Acessar o formulário de pesquisa

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...