Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa mostra que é possível acelerar o crescimento da Araucária e propõe nova técnica de enxerto

experimentos com mudas de pinheiro utilizadas na pesquisa. Foto: Valdeci Constantino

Uma tese que acaba de ser aprovada no doutorado em Agronomia da UFPR, na linha de Produção Vegetal, mostra formas de adubação que podem acelerar o crescimento do pinheiro Araucária angustifólia e assim estimular a produção de mudas da espécie. A combinação de nitrogênio (N) e fósforo (P) acelerou o crescimento das mudas e também mostrou melhoria na qualidade das plantas, de acordo com o engenheiro florestal Valdeci Constantino, autor da pesquisa. Ele também fez experimentos utilizando potássio (K), mas apesar da importância deste nutriente, a araucária não respondeu tanto quanto para o nitrogênio e fósforo.

A tese “Nutrição de Mudas e Morfogênese da Araucária angustifólia submetida à enxertia” também estudou o comportamento de crescimento de enxertos obtidos a partir de ramos e de tronco. Os estudos mostraram que para obter produção de madeira e de pinhões, a técnica mais indicada é a que realiza o enxerto a partir de fragmentos do tronco. Por outro lado, com a utilização de propágulos de ramos, pode-se ter um pinheiro de jardim, uma vez que esta técnica não desenvolve uma árvore completa, com “tronco, ramos primários e grimpas”, segundo o pesquisador. Uma terceira forma de enxertia testada foi a que obteve mudas a partir de ramos secundários (grimpas), mas as plantas morreram pouco depois de começarem a crescer. Ao todo foram avaliadas mais de 113 mudas obtidas pelas três formas de enxertia.

a banca examinadora da tese. Foto: Sucom

A tese aprovada pelos pesquisadores da UFPR Flávio Zanette (orientador), Graciela Bolzon de Muniz (vice-reitora), Antonio Carlos Vargas Motta, Ivar Wendling da Embrapa e Moeses Andrigo Danner da UTFPR, propõe uma nova metodologia para multiplicação dos brotos obtidos dos troncos de pinheiro. O recém doutor explica que “enxerta-se sobre os ramos da araucária (há a possibilidade de enxertar vários ramos) visando a multiplicação dos propágulos, funcionando como uma “barriga de aluguel”. Depois de seis meses os propágulos podem ser colhidos e enxertados definitivamente em porta-enxerto obtidos a partir de sementes, onde irão crescer de forma permanente. A pesquisa determinou também que a enxertia pode ser feita em plantas a partir de um ano e meio e não mais com dois anos e meio como vinha sendo praticado.

adubação com Nitrogênio. Foto: Valdeci Constantino

Ao utilizar a técnica proposta aliando com a adubação que se mostrou mais eficaz neste estudo será possível antecipar em 10 anos o crescimento do pinheiro para extração de madeira, diz Flávio Zanette, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo que foi o orientador desta pesquisa. Normalmente um pinheiro se torna adulto entre 18 e 20 anos. O mesmo ocorre com a produção de pinhões que pode ser antecipada se forem utilizados os nutrientes que aceleram o crescimento do pinheiro. Esses resultados devem estimular o plantio da Araucária nos próximos anos. Apesar de ter o corte proibido pela legislação ambiental, quando as plantações de pinheiro são registradas no Instituto Ambiental do Paraná, é possível extrair a madeira da árvore, que pode ser utilizada na construção de casas e na fabricação de móveis.

o pesquisador Valdeci Constantino. Foto: Sucom

O pesquisador Valdeci Constantino é servidor da UFPR lotado no Departamento de Estatística, do Setor de Ciências Exatas e passou a desenvolver estudos na área de Engenharia Florestal depois que terminou a graduação na UFPR em 2003. Obteve o título de mestre em 2009 e agora, em 2017, concluiu o doutorado. O pesquisador nasceu em Telêmaco Borba, Região dos Campos Gerais, onde há grandes áreas de reflorestamento.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...