Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa, ensino, extensão e cultura são discutidas em diferentes formatos na Siepe 2019

Pilares da universidade, a pesquisa, o ensino e a extensão, somadas à cultura, foram discutidas em diferentes formatos durante a 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), que integrou a programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação. Estudantes, docentes e técnico-administrativos abordaram diferentes áreas em oficinas, estandes, apresentações de trabalho, rodas de conversa e conferências com participação da comunidade interna e externa à Universidade Federal do Paraná (UFPR). O maior evento de integração acadêmica da UFPR ocorreu em Curitiba, de 23 a 26 de setembro, em Jandaia do Sul, de 24 a 26 de setembro, e em Palotina será realizado de 1º a 3 de outubro.

A Siepe contou neste ano com o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti) e o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe). Ao todo, a Siepe deste ano conta com 2.793 trabalhos de alunos de graduação apresentados em campi de Curitiba, Jandaia do Sul e Palotina.

A organização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

Impacto social em apresentações de trabalho

“Despertamos nas pessoas de que nem tudo continuará a mesma coisa. O desmatamento está interferindo nos nossos recursos hídricos e no futuro o Rio Iguaçu, que hoje apresenta uma vazão muito alta, não se manterá constante, porque há uma série de decrescimentos”, diz o estudante Matheus Graciano, do curso de Engenharia Civil da UFPR, sobre o impacto social de sua pesquisa de iniciação científica, orientada pelo professor Daniel Detzel. O estudo propõe detectar pontos de tendência de vazões afluentes para fazer elaborações da área para o futuro baseadas nesses resultados.

Matheus Graciano, estudante do curso de Engenharia Civil da UFPR, apresentou pesquisa no Evinci. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

Outro trabalho apresentado 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci) foi “Ações literárias contemporâneas”, da estudante Milena Arruda, do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol. Uma das propostas é fazer um levantamento bibliográfico de referências que apresentassem exemplos de oficinas de texto e questões sobre o letramento literário. “É importante problematizar o lugar da literatura, do ensino, da leitura e da criação literária para abordar a literatura de uma perspectiva mais construtiva e divertida. A produção de textos ajuda no desenvolvimento do raciocínio, da autonomia, da leitura, da expressão e da autoconfiança do indivíduo”, considera a professora Isabel Cristina Jasinski, que orienta o estudo.

Estandes de conhecimento para a sociedade

Com estande montado no pátio do Campus Reitoria, Lucas Lorenzoni, aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFPR, apresentou seu projeto de modernização do sistema de comunicação online do Departamento de Engenharia Elétrica (DELT). A proposta é repaginar o site do DELT e aumentar a cobertura e divulgação dos projetos com a produção de vídeos e artigos explicativos. O trabalho é desenvolvido dentro do projeto de extensão “Elétrica Para Todos” com orientação do professor Sebastião Ribeiro Júnior. “O principal objetivo é oferecer uma divulgação mais eficiente dos projetos, além de otimizar a relação entre o DELT e a comunidade externa, promovendo parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e instituições de ensino de Curitiba”, conta Lucas.

Projetos de extensão foram apresentados em estandes no pátio do Campus Reitoria durante o Enec

Integrantes do Laboratório de Modelagem e Prototipagem (Lamp) também expuseram seus projetos na feira do 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), no mesmo estande. O Lamp, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPR, atende à comunidade interna e externa à Universidade, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos obtidos em sala de aula em situações reais.

Interdisciplinaridade em rodas de conversa

Uma das rodas de conversa da Siepe reuniu professores, estudantes, monitores e bolsistas de diferentes áreas para discutir Direitos Humanos e Justiça. Foram apresentados sete trabalhos de áreas como Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Direito e Psicologia na roda de conversa coordenada pelo professor Rogério Goulart da Silva, do Departamento de Educação Física da UFPR, na tarde quarta-feira (25).

Roda de conversa sobre Direitos Humanos e Justiça teve participação de estudantes e professores de diferentes áreas no Enaf

Segundo o professor, a maioria dos trabalhos teve uma preocupação junto à comunidade e à voz delas, como em que medida as pessoas têm acesso aos bens produzidos e aos direitos. “O que mais foi discutido foi a necessidade de a extensão se fazer mais abrangente e mais facilitada, sem tanta burocracia. A extensão é um lugar onde se mostra a realidade”, disse Silva. A roda de conversa integrou o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf).

Clique aqui e confira a programação completa do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação.

Leia mais notícias sobre o Festival UFPR neste link.

Por Chirlei Kohls e Gabriel Ramos
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...