Ciência e Tecnologia

Pesquisa determina formas de humanização em tratamentos

Superintendência de Comunicação Social     16 de abril de 2020 - 10h37

A prática do cuidado domiciliar como uma forma de humanizar o tratamento de saúde foi o tema da pesquisa de Jaqueline Dias Seletti, defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e orientada pela professora Maria Ribeiro Lacerda. O estudo “O cuidado domiciliar transpessoal: vivências do paciente no Brasil e Portugal”, investiga a importância de um “cuidado baseado no amor, que tem intencionalidade, que tem consciência no momento do cuidado”.

A pesquisa lança o olhar para os pacientes – segundo Jaqueline, a principal parte do processo. De acordo com a pesquisadora, é preciso analisar como estes vivenciam as práticas às quais são submetidos. Ainda segundo Jaqueline, a prática transpessoal domiciliar garante o cuidado humanizado. A pesquisa indica que, quando o paciente busca informações e participa ativamente da tomada de decisões, ele melhora a gestão do seu cuidado.

Assista, em pouco mais de três minutos, como a pesquisa da UFPR está mudando o futuro.

Reveja episódios do Curta Ciência e saiba mais sobre o projeto.