Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisa constata que cidadão é invisibilizado nas imagens de conflitos na Colômbia

Superintendência de Comunicação Social     11 de junho de 2020 - 9h30

Por meio da análise de 1611 fotografias, a pesquisadora Claudia Solanlle Gordillo Aldana estudou as rotinas visuais da guerra civil da Colômbia. O trabalho, intitulado “Rotinas visuais da guerra na Colômbia : territórios e corpos na fotografia documental”, foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, sob orientação da professora Ana Luisa Fayet Sallas.

A guerra civil colombiana explodiu nos anos 1960 e durou mais de cinco décadas, com cerca de 8 milhões de vítimas. O estudo utiliza o fotojornalismo como forma de investigar a naturalização do conflito. As imagens foram retiradas de jornais, relatórios e de blogs de três comunidades da Colômbia e, na pesquisa, constituiram pranchas, atlas e mosaicos, “gerando constelações visuais que tensionam visibilidades e invisibilidades da guerra”. A pesquisadora também montou uma exposição fotográfica com oito obras.

Ela conta que, nas 1611 fotografias, foi possível verificar a ideia de repetição. “A guerra que é fotografada no fotojornalismo da Colômbia dá mais sentido ao soldado que ao cidadão”. Diante disso, ela concluiu também que os civis aparecem como objetos fantasmagóricos, invisibilizados nas representações.

O militar e a institucionalidade, por outro lado, têm um peso mais forte, com uma narrativa que evoca a guerra como possibilidade de vitória. As imagens, em seu conjunto, também “reafirmam que a guerra, a morte, os inimigos, as vítimas e a barbárie são necessárias para continuar a reproduzir economias e status quo que sustentam as cidades e seus moradores”.

Assista:

Reveja outros episódios aqui


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR