Ciência e Tecnologia

Pesquisa auxilia na caracterização do mel de abelhas sem ferrão e apresenta seus potenciais à saúde

Superintendência de Comunicação Social     5 de março de 2020 - 11h01

Uma pesquisa que auxilia na caracterização do mel de abelhas sem ferrão e demonstra os seus potenciais à saúde humana é apresentada no primeiro episódio do Curta Ciência, projeto de divulgação científica idealizado para dar visibilidade para as pesquisas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os vídeos curtos, com linguagem simplificada, apresentam resultados de estudos de impacto desenvolvidos ao longo dos últimos anos, selecionados pelos seus programas de pós-graduação. O conteúdo será disponibilizado quinzenalmente nos canais digitais da instituição.

A abelha foi analisada no estudo “Determinação de parâmetros de qualidade de mel de abelha sem ferrão utilizando ferramentas quimiométricas”, desenvolvido pela pesquisadora Suelen Avila, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos. Ela tem um ferrão atrofiado, o que facilita o manejo. Além disso, como produz uma menor quantidade de mel, seu produto se distingue do tradicional e agrega maior valor econômico.

Na tese, Suelen, que foi orientada pela professora Rosemary Hoffmann Ribani e coorientada pela professora Márcia Regina Beux, fez uma revisão bibliográfica e análises em laboratórios, que confirmaram o poder antioxidante e antimicrobiano do produto, que ajuda na cicatrização. O trabalho teve um impacto regulatório, já que originou um documento que formalizou e regulamentou a comercialização.

Assista, em pouco mais de três minutos, como a pesquisa da UFPR está mudando o futuro.