UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa aponta a UFPR entre as dez melhores do País

Fachada do Prédio Histórico. Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná está entre as dez melhores do País, segundo pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo. Com uma nota de 90,1 pontos, a UFPR ocupa a nona posição entre as 192 universidades avaliadas no país. É a primeira do Paraná. Em seguida no estado, aparecem a Universidade Estadual de Maringá em 22º lugar e a Universidade Estadual de Londrina em 23º. O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou cinco áreas: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e inserção no mercado de trabalho.

A pesquisa busca medir a qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, adaptadas ao cenário nacional. Além de analisar as 192 universidades do país como um todo, também foram avaliados 30 cursos de graduação, nas áreas com mais matrículas em 2011, independentemente se são oferecidos por universidades, centros universitários ou faculdades. Os cursos foram avaliados nos quesitos ensino e inserção no mercado de trabalho.

A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira colocada, com 96,89 pontos, mantendo a mesma posição de 2012. Em relação ao ranking no ano passado, a UFPR caiu duas posições, mas a nota melhorou ─ era 79,88 e este ano é 90,1. Para o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, é uma grande alegria continuar entre as dez melhores universidades do país. “Ainda temos muito a fazer e a média no ranking reflete que a nossa trajetória é ascendente e só deve crescer com a expansão e a internacionalização da UFPR”, refletiu o reitor. Ainda em comparação à pesquisa do ano passado, foi acrescentado o quesito internacionalização, que considera o número de citações internacionais por docente, a proporção de professores estrangeiros no corpo docente e o percentual de artigos em colaboração internacional.

No quesito pesquisa, foram considerados os números de publicações, citações e captação de recursos em agências de fomento. Para avaliar a inovação, foram verificados os números de pedidos de patentes de 2002 a 2011. O quesito ensino foi avaliado através de pesquisa com 464 avaliadores do Inep-MEC, número de professores com doutorado e com dedicação integral e a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A inserção no mercado de trabalho foi medida através de pesquisa com 1.681 responsáveis dos recursos humanos das empresas.

Melhores cursos ─ Os 30 cursos de graduação da UFPR obtiveram boa avaliação no ranking, com destaque para Enfermagem, que obteve a primeira posição no quesito avaliação de mercado e
sétima na avaliação de ensino. No quesito inserção no mercado de trabalho, Engenharia Civil ficou em segundo lugar, Agronomia e Pedagogia em quarto lugar e Biologia, Engenharia Mecânica, Farmácia, Geografia, Matemática, Medicina e Letras Português em quinto lugar.

Também foram avaliados os cursos de Administração de Empresas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, História, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Química e Serviço Social.

Acesse o ranking aqui.

 

texto de Lais Murakami.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...