Extensão e Cultura

Penúltimo dia de Festival UFPR oferece inovação, música, dança e literatura; confira a programação para sexta (27)

Superintendência de Comunicação Social     26 de setembro de 2019 - 18h00

Além de atrações culturais, oficinas, workshops e palestras, o penúltimo dia do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação será marcado por muita música e dança.  O bate-papo “Histórias que inspiram!” e o lançamento dos livros “Museoutros” e “Bifurcação” – vencedor do II Concurso Literário Editora UFPR –  são outras atividades que movimentam a sexta-feira (27).

Pátio da Reitoria tem inúmeras atividades. Foto: André Filgueira

Gastronomia e Feira do Livro

Durante todo o dia, a Feira Gastronômica das Nações e a Gastronomia de Refúgio oferecem opções de gastronomia e cultura da Venezuela, Síria, República Democrática do Congo, Haiti e outros. Os quitutes estarão nas tendas dispostas no Pátio da Reitoria.

Feira Gastronômica das Nações. Foto: André Filgueira

O hall do vitral, no Prédio Histórico da UFPR, foi o local escolhido para o lançamento do e-book “Museoutros”, que reúne textos sobre educação em museus. A autora, Maria Isabel Leite, promove uma roda de conversa sobre o tema às 19h30.

A 38ª Feira Literária do SESC Paraná e XVII Feira do Livro da Editora da Universidade Federal do Paraná também recebem o público na Praça Santos Andrade. A programação vai das 10 às 20 horas. Às 15h, acontece o lançamento do livro “Bifurcação”, vencedor do II Concurso Literário Editora UFPR.

O lançamento será feito em um bate-papo com o autor e Rodrigo Tadeu Gonçalves, Raimundo Neto e Maria Fernanda Elias Maglio. Na mesma ocasião, haverá o lançamento da segunda edição da Revista Tinteiro, publicação de literatura editada da Editora UFPR, que será distribuída gratuitamente no evento.

Workshops e palestras

Nos períodos da manhã e da tarde, o Campus Botânico recebe os workshops “Planejamento Estratégico de Comunicação em Mídias Sociais”, das 9h às 12, e “Design Thinking: Metodologia e Casos”, das 14h às 17h. À noite, no Campus Rebouças, o “Vai Lá e Faz: Histórias que Inspiram!” será um bate-papo com Suellen Myla – fundadora e presidente da rede de franquias Casa da bruxa –, Dante Nolasco – empreendedor criativo –, Ronaldo Cavalheri – CEO do Centro Europeu e fundador da Desrobotize – e Fernanda Werka – fundadora da rede Techladies. A conversa será mediada por Gian Gonçalves – CEO da Yeap!.

Música e Dança

Téssera companhia de dança. Foto: Acervo Téssera

Desde a metade do dia, a sexta-feira será embalada por música com a apresentação do DJ Alexandre Kaucz Petrin, às 12h30, no pátio da Reitoria. Ao anoitecer, às 18h, a Capela da Reitoria será palco para o espetáculo “Pedaços” do Madrigal da UFPR – grupo formado por 21 cantores oriundos do Coro da UFPR que, desde 2010, se reúne com a finalidade de aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito.

Para fechar a noite, às 21h a Téssera Companhia de Dança da UFPR apresenta o espetáculo “Sete”. Com um formato não habitual, “Sete” traz à cena um conjunto de obras de curta duração nas quais, pela primeira vez, os quatro coreógrafos da unidade de dança se revezam nas proposições e abordagens artísticas.

O espetáculo estampa diferentes pontos de vista nos modos de criação e no desenvolvimento de temas contemporâneos sem perder de vista a linha estética da Téssera Companhia de Dança da UFPR, que vincula a opção pela dança moderna com elementos do teatro. A apresentação será realizada no Teatro da Reitoria.

Inscrições

A participação nas atividades gera horas extracurriculares tanto para estudantes da UFPR, quanto para a comunidade externa. Para receber os certificados, é necessário inscrever-se nos eventos correspondentes, o procedimento pode ser feito ao longo dos dias do Festival . Confira a programação completa aqui.