+ UFPR

Pelo segundo ano, UFPR é a universidade líder em audiência no Facebook

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2017 - 16h47

Presença das universidades federais no Facebook. Fonte: http://cristianoalvarenga.com/pesquisa/facebook-universidades-federais-2017/

A UFPR é a universidade federal brasileira com maior audiência na rede social Facebook: 190.169 curtidas desde a criação da página. O dado é de uma pesquisa que consolidou os dados de 61 universidades federais. O levantamento mostra a consolidação da liderança da UFPR nesse espaço digital, já verificada na edição anterior, no ano passado.

A pesquisa é realizada pelo jornalista Cristiano Alvarenga, que é servidor público lotado na Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(Unesp), com a dissertação “Gestão da Comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões”.

Ele avaliou a média de publicações diárias de cada instituição no Facebook, o número de curtidas e o crescimento em relação à primeira pesquisa, realizada em 2016.

A UFPR aparece em primeiro lugar no ranking de curtidas, com 190.169, seguida pelas universidades federais do Pará (174.214 curtidas), de Minas Gerais (138.463), Fluminense (118.217) e do Rio Grande do Sul (105.841). Em seguida, fechando a lista das 10 universidades com mais curtidas, aparecem a Universidade de Brasília e as federais de Santa Catarina, Santa Maria, Rio de Janeiro e Goiás.

A UFPR é também a instituição que obteve maior crescimento na audiência: foram 46.188 curtidas nos 12 meses entre a pesquisa anterior e a atual. Em seguida vêm as federais do Pará, com 33.498 curtidas; do Rio de Janeiro (31.816), do Ceará (28.645) e de Brasília (28.078).

Em número de postagens diárias, a Universidade Federal do Piauí é a primeira colocada, com uma média de 7,3 por dia. A UFPR aparece na décima colocação, com média de 3,5 postagens/dia.

Diálogo e informação

A responsável pela página da UFPR no Facebook, a relações públicas Juliana Pinheiro, diz que a pesquisa coroa um trabalho iniciado há três anos, quando a universidade foi reposicionada nas redes sociais. “Mais do que ser a federal mais popular do Facebook, a posição no ranking revela que estamos alcançando nosso principal objetivo: informar, prestar serviço, interagir e efetivamente dialogar com a comunidade”, afirma.

A superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR, professora Luciana Panke, diz que a proposta é que  cada veículo de comunicação da universidade adote a linguagem adequada ao seu público. “No caso do Facebook, a união de sensibilidade, humor e informação  consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa”, afirma.”Estamos investindo cada vez mais em campanhas informativas e de sensibilização nas redes sociais digitais, uma vez que elas são acessadas pela maior parte da comunidade acadêmica.”

Leia a pesquisa completa aqui:

Facebook e a presença online das universidades federais