Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Pelo segundo ano, UFPR é a universidade líder em audiência no Facebook

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2017 - 16h47

Presença das universidades federais no Facebook. Fonte: http://cristianoalvarenga.com/pesquisa/facebook-universidades-federais-2017/

A UFPR é a universidade federal brasileira com maior audiência na rede social Facebook: 190.169 curtidas desde a criação da página. O dado é de uma pesquisa que consolidou os dados de 61 universidades federais. O levantamento mostra a consolidação da liderança da UFPR nesse espaço digital, já verificada na edição anterior, no ano passado.

A pesquisa é realizada pelo jornalista Cristiano Alvarenga, que é servidor público lotado na Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(Unesp), com a dissertação “Gestão da Comunicação das Universidades Federais: mapeamento das ações e omissões”.

Ele avaliou a média de publicações diárias de cada instituição no Facebook, o número de curtidas e o crescimento em relação à primeira pesquisa, realizada em 2016.

A UFPR aparece em primeiro lugar no ranking de curtidas, com 190.169, seguida pelas universidades federais do Pará (174.214 curtidas), de Minas Gerais (138.463), Fluminense (118.217) e do Rio Grande do Sul (105.841). Em seguida, fechando a lista das 10 universidades com mais curtidas, aparecem a Universidade de Brasília e as federais de Santa Catarina, Santa Maria, Rio de Janeiro e Goiás.

A UFPR é também a instituição que obteve maior crescimento na audiência: foram 46.188 curtidas nos 12 meses entre a pesquisa anterior e a atual. Em seguida vêm as federais do Pará, com 33.498 curtidas; do Rio de Janeiro (31.816), do Ceará (28.645) e de Brasília (28.078).

Em número de postagens diárias, a Universidade Federal do Piauí é a primeira colocada, com uma média de 7,3 por dia. A UFPR aparece na décima colocação, com média de 3,5 postagens/dia.

Diálogo e informação

 A responsável pela página da UFPR no Facebook, a relações públicas Juliana Pinheiro, diz que a pesquisa coroa um trabalho iniciado há três anos, quando a universidade foi reposicionada nas redes sociais. “Mais do que ser a federal mais popular do Facebook, a posição no ranking revela que estamos alcançando nosso principal objetivo: informar, prestar serviço, interagir e efetivamente dialogar com a comunidade”, afirma.

A superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR, professora Luciana Panke, diz que a proposta é que  cada veículo de comunicação da universidade adote a linguagem adequada ao seu público. “No caso do Facebook, a união de sensibilidade, humor e informação  consolida a UFPR como parceira da sua comunidade interna e externa”, afirma.”Estamos investindo cada vez mais em campanhas informativas e de sensibilização nas redes sociais digitais, uma vez que elas são acessadas pela maior parte da comunidade acadêmica.”

Leia a pesquisa completa aqui:

Facebook e a presença online das universidades federais

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR