Pedido para o Papai Noel vira realidade

Maestro Carlos Domingues entrega violino para Vithória - foto: Rodrigo Juste Duarte
Vithória recebe presente de Papai Noel pelas mãos do maestro Carlos Domingues

A sala do Grupo de MPB da UFPR teve clima de Natal nesta segunda-feira (5). Um emissário de Papai Noel fez uma entrega muito especial para Vithória, aluna do programa de inclusão musical “Música para todos” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O violino tão sonhado foi entregue pelo maestro Carlos Domingues, em um encontro emocionante durante a primeira aula do ano do “Música para todos”.

Vithória Oliveira Belo de 11 anos, escreveu uma carta ao Papai Noel em dezembro de 2011, pedindo um violino para poder se dedicar mais aos estudos da música. A mãe, Lirian Oliveira Belo, não conseguiu entregar a carta nos Corrreios, mas resolveu guardá-la. Após uma apresentação do auto de Natal, a avó de Vithória, Therezinha de Oliveira Belo, resolveu conversar com o maestro Carlos Domingues e entregar a cartinha da neta.

Sensibilizado com a carta, o maestro disse à dona Therezinha que Vithória teria o violino. No Natal, Domingues foi até a casa de Vithória, mas não a encontrou. O contato entre os dois, por telefone, ocorreu no dia 16 de janeiro, dia do aniversário da menina. O maestro disse à Vithória que o Papai Noel havia deixado o violino com ele, mas que precisava saber se ela realmente se dedicaria à música. “É uma história tão inusitada que eu queria ter certeza se realmente será útil para Vithória”, conta Domingues.

As crianças do “Música para todos” estavam cantando, aprendendo novas músicas no retorno às aulas, quando o maestro chegou. Carregando uma caixa enfeitada com um laço vermelho, começou a ler a carta de Vithória: “Querido Papai Noel, meu nome é Vithória, tenho 10 anos e faço curso de instrumentos na Universidade Federal do Paraná…”. A menina estava na última fila da sala de ensaios, mas logo reconheceu sua palavras na carta que era lida pelo maestro. Com lágrimas nos olhos, ao mesmo tempo assustada, surpresa e feliz, Vithória se aproximou do maestro. Após abrir a caixa e ver o violino ─ montado pelo primeiro violinista da Orquestra Sinfônica do paraná ─ Vithória deu um forte abraço no maestro.

Domingues contou que Papai Noel havia deixado o violino com ele, para que o entregasse a Vithória. Deu também um conselho à menina: “Eu vivo de música desde os 14 anos e não me arrependo. Use esse instrumento como forma de cultura e profissão”. Para Vithória, o presente representa uma mudança na vida. “Vou estudar e me dedicar para ser uma grande violinista”, disse a futura musicista.

A cultura sempre fez parte da vida de Vithória. “Em casa nós sempre a incentivamos levando ao teatro, circo. Ela gosta de ir ao museu, biblioteca. Ela já fez dança (o curso de Dança Moderna da UFPR) mas escolheu a música”, conta a mãe, Lirian.

Vithoria Oliveira Belo - foto: Rodrigo Juste Duarte
Vithória, aluna do programa "Música para todos", realiza sonho de ter um violino

Música para todos
Vithória é aluna do programa de inclusão musical “Música para todos” da UFPR, desde 2011, e este ano começará os estudos com instrumento. O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Cultura da UFPR e tem como objetivo proporcionar educação musical para crianças e jovens com idade entre 7 e 14 anos. Doriane Rossi, coordenadora do programa, explica que no primeiro ano, as crianças têm aulas de teoria musical, canto coral, piano, violão, instrumentos de percussão, flauta e violino. No ano seguinte, os alunos escolhem um dos instrumentos já apresentados no primeiro ano, continuando o processo de formação musical específica. A cada ano, são ofertadas 50 vagas, sem nenhum custo. Desde sua criação, o programa tem patrocínio do Banco Itaú.

Para Domingues, iniciativas como o “Música para todos” são fundamentais para a sociedade. “Em países desenvolvidos, a música é veículo de socialização. O investimento é ínfimo. Só precisa ter boa vontade. Quando vemos esse tipo de iniciativa, temos que tirar forças até de onde não existe para apoiar”, explica.

A coordenadora de Cultura da UFPR Lucinha Mion parabenizou o maestro e agradeceu, em nome da UFPR. “Não é todo dia que a gente vê uma criança com esse brilho no olho. Você plantou uma semente que vai frutificar”, completou a coordenadora.

O tempo de semear já começou. Vithória tem a paixão pela música, força de vontade, tem a ferramenta e acredita nos seus sonhos. Terça-feira (06) participou da primeira aula específica de violino.