Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Participantes podem colaborar na programação de congresso mundial de Pesquisa Florestal

O XXV Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) já está sendo inovador por ser promovido pela primeira vez na América Latina. Com o título “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, o maior evento de pesquisa florestal do planeta acontece entre 29 de setembro e 5 de outubro do ano que vem em Curitiba (PR), com a expectativa de participação de pelo menos três mil pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados ao setor florestal de todo o mundo.

A organização do IUFRO2019 propõe um jeito colaborativo para a organização da programação científica. As sessões técnicas do evento podem ser propostas pelos participantes, incluindo os assuntos e os formatos, como sessões técnicas para apresentação de trabalhos voluntários, painel de discussão com moderação, entre outros. Também podem ser sugeridos palestrantes e moderadores.

As sugestões para as sessões técnicas devem ser enviadas até 1º de agosto de 2018 por meio do preenchimento do formulário no site www.iufro2019.com. Na página também estão as orientações para o encaminhamento das propostas. Todas as indicações serão analisadas pelo Comitê Científico do Congresso, com base na qualidade científica e relevância para o evento.

O Congresso vai tratar de cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”. Entretanto, visando maior amplitude de proposições, as sugestões de sessões técnicas não precisam necessariamente se enquadrar nestes temas.

Os resultados serão divulgados até 31 de agosto de 2018.

Após esta fase, os participantes do IUFRO2019 poderão submeter trabalhos voluntários para as sessões já aprovadas e divulgadas. O prazo será aberto no dia 15/09/2018 e o período para as submissões encerra em 15/12/2018. Na submissão, os candidatos podem optar por apresentação oral ou pôster. No entanto, o formato aprovado será divulgado pelo Comitê Científico do IUFRO2019 até 28/02/2019.

O IUFRO2019 será realizado no Expo Unimed Curitiba. A organização local está sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A IUFRO reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países.

Mais informações: www.iufro2019.com. (fonte: Embrapa/PR)

 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...