Extensão e Cultura

Parceria UFPR: Edital Jovem.Doc é lançado em Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     1 de dezembro de 2014 - 17h51

Lançamento Edital Jovem.Doc - foto: Ana Assunção

Na sexta-feira (28/11) um encontro no auditório do Setor de Arte, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (Sacod-UFPR) lançou o edital Jovem.Doc. A iniciativa vai apoiar a realização de documentários em 10 cidades brasileiras, entre elas a capital paranaense. A responsável pelo edital é a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e parceria local com a UFPR.

O edital vai selecionar projetos de jovens documentaristas, de 18 a 29 anos, que tratem de temas emergentes no cotidiano da juventude brasileira. A obra será realizada em parceria com uma produtora e terá uma premiação de 100 mil reais como apoio para a realização. As inscrições estarão disponíveis em breve no site do edital (clique aqui) e vão até o dia 27 de fevereiro de 2015.

Segundo o coordenador do edital, Beto Tibiriçá, a ideia de prever a relação de um realizador independente e uma produtora com experiência é casar o ponto de vista do jovem com quem já conhece a rotina profissional de uma produção audiovisual.

Lançamento Edital Jovem.Doc - foto: Ana Assunção

Participaram do encontro além do produtor Beto Tibiriçá, a professora da Unifesp, Mariana Villaça, o cineasta, produtor e curador da Tu i Tam Filmes, Rafael Urban, o roteirista e diretor de cinema, Eduardo Baggio, o professor da UFPR e membro do conselho científico da Revista da Cinemateca Brasileira, Pedro Plaza Pinto, a professora da UFPR, Rosane Kaminski, e a vice-diretora da Editora da UFPR, Suzete Bornatto, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade, e o jornalista e professor de cinema, Carlos Debiasi, representando a UFPR TV.

Site do Edital