Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Para proteger familiares, profissionais do HC da UFPR terão alojamento no Estádio Couto Pereira durante pandemia

Profissionais de saúde do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que atuam no combate à pandemia do novo Coronavírus contarão com alojamento adaptado no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, que terá como finalidade principal proteger as famílias contra contágio. Com o apoio da Associação Amigos do HC e a cessão do Coritiba Futebol Clube, o alojamento deve começar a funcionar na próxima terça-feira (7). O anúncio da iniciativa foi feito nesta sexta (3) durante coletiva de imprensa no estádio, no Alto da Glória.

O alojamento terá espaços para descanso, área de lazer, lavanderia e refeições. Estarão disponíveis ainda serviços de apoio psicológico, psiquiátrico e trabalho com educador físico. A intenção é evitar não só a contaminação de familiares, mas também de outras pessoas no caminho da volta para casa. Segundo a superintendência do CHC, pelo menos 80 profissionais do hospital manifestaram não querer expor familiares a risco entre os plantões. O estádio fica a 550 metros do hospital.

O reitor Ricardo Marcelo participou de entrevista coletiva no estádio nesta sexta (3). Foto: UFPR TV

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu a “solidariedade” da associação e do time de futebol, além de ressaltar as formas como a UFPR tem impactado a sociedade durante a crise provocada pela pandemia. “Quero reiterar que não só nessa crise do hospital, mas com todo o seu conjunto de saberes de que a universidade dispõe, estamos integralmente à disposição da sociedade para combater o coronavírus”.

Linha de frente

A superintendente do CHC, Claudete Reggiani, conta que o alojamento foi pensado para profissionais que estão “na linha de frente”, ou seja, tratam diretamente de pacientes contaminados, na enfermaria para pacientes de Covid-19 e nas unidades de tratamento intensivo (UTIs). A professora salientou que o espaço também será um local para que membros da equipe do hospital possam ter acesso a serviços que promovam estabilidade emocional para o trabalho durante a pandemia.

De acordo com o presidente da associação, Pedro de Paula Filho, o estádio foi a solução para a falta de locais de hospedagem na região. Ele classificou a demanda como uma das reivindicações excepcionais que a entidade tem procurado atender durante a pandemia, ao lado de grandes volumes de insumos e equipamentos exigidos pela Covid-19. “Nossa missão nos últimos 38 anos tem sido auxiliar o HC no que ele precisar”.

Preparativos

Uma força-tarefa está trabalhando na organização do espaço para os profissionais da assistência direta aos pacientes com Covid-19. Já foram elaborados folders com orientações para os funcionários e cartazes de identificação dos locais destinados ao descanso dos profissionais; adequação do fluxo de rouparia, limpeza, alimentação para os funcionários e segurança nos arredores do estádio; elaboração do fluxo de saída dos funcionários e entrada no alojamento (os profissionais que irão utilizar o alojamento deverão passar pela tenda de triagem para avaliação física, antes de se dirigirem para o alojamento).

Nos próximos dias, os fluxos serão concluídos e o local será devidamente organizado para receber os profissionais.

Doações

A Amigos do HC também mantém uma campanha para receber doações para a instituição. As formas de contribuir podem ser consultadas no site www.amigosdohc.org.br.

Veja o vídeo da UFPR TV que traz uma homenagem aos profissionais de saúde do CHC:

(Com informações da Unicom/CHC/Ebserh)

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...