Ciência e Tecnologia

Pandemia reforça papel da divulgação científica para conhecimento chegar à sociedade; Agência Escola da UFPR lança hotsite

Superintendência de Comunicação Social     21 de setembro de 2020 - 17h24

Duplo-cego. Esse termo tornou-se mais comum na pandemia de Covid-19. O método é usado em testes de vacina para que não haja influência na análise – nem cientistas e nem voluntários sabem quem tomou vacina. Mas saberíamos o que significa duplo-cego sem o jornalismo e a divulgação científica? Traduzir termos técnicos e o conhecimento científico em uma linguagem acessível para divulgar a ciência para a sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um hotsite que reúne as produções de divulgação científica foi lançado nesta segunda-feira (21) e pode ser conferido em agenciacomunicacao.ufpr.br.

Desde o surgimento há dois anos, a Agência Escola (AE) tem trabalhado para fazer a ciência produzida na UFPR chegar a um público mais amplo de forma descomplicada e descontraída. As análises, métodos e resultados de pesquisas se transformam em notícias, podcasts, boletins radiofônicos e materiais audiovisuais para mostrar o impacto dos estudos na vida das pessoas e no desenvolvimento do país e da nação.

Hotsite reúne produções de divulgação científica sobre estudos de pesquisadores da UFPR de diferentes áreas do conhecimento. Imagens: Agência Escola UFPR

Regiane Ribeiro é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR e coordenadora da Agência Escola. Ela explica que a divulgação científica é comunicar ciência para o grande público, ou seja, democratizar o acesso ao conhecimento científico adaptando o discurso e abrindo diferentes canais de comunicação com a sociedade, com linguagem acessível e de fácil compreensão.

“A AE é mais uma alternativa para que o conhecimento científico da UFPR cumpra o potencial que tem de impactar a sociedade. O objetivo final das produções é inspirar a sociedade com o que a gente faz dentro da UFPR”, diz Regiane, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade.

Campanha

Além do hotsite, a AE lança nesta segunda-feira (21) um canal no YouTube que reúne programas e vídeos de divulgação científica de diferentes áreas do conhecimento. Uma campanha também entra no ar a partir desta segunda no mesmo mês que a Agência Escola completa dois anos de existência. A responsável pelo planejamento da campanha foi Letícia Herrmann, professora da AE e do curso de Comunicação Institucional da UFPR. A ideia foi associar os produtos de divulgação científica à marca da Agência Escola para que a sociedade saiba como pode ter acesso à ciência e os pesquisadores conheçam os formatos e canais para divulgar seus estudos.

Canal do YouTube da Agência Escola UFPR também foi lançado nesta segunda (21) com programas e vídeos de divulgação científica – acesse e inscreva-se

“Os professores de todas as diversas modalidades participaram da construção desse planejamento, cada um contribuindo com seu olhar e sua área de atuação. A equipe de Publicidade e Propaganda encabeçou esse planejamento que é mais da ordem da comunicação publicitária e fez revisão de diretrizes organizacionais e posicionamento de marca para fazer uma reflexão sobre o status da Agência. É uma forma de também levar essa comunicação para a população”, explica Letícia.

Formação

Outro papel da Agência Escola é a preocupação com a formação de estudantes, que se soma aos eixos de experimentação e inovação tecnológica. A equipe da AE tem a atuação conjunta de professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico, Comunicação Institucional, Gestão da Informação, Artes e Música.

Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda na UFPR, Ivo Gomez trabalhou ativamente na nova campanha da Agência Escola na área de planejamento junto à professora Letícia. “É uma experiência que vou levar pra vida toda. Vou saber pegar qualquer desafio e conseguir desenvolver. Como o objetivo dessa campanha é sair da bolha e atingir pessoas de fora da UFPR, é mais desafiador ainda. Estamos tentando encontrar esses formatos para atingir essas pessoas e isso também é uma experiência fantástica”, conta Ivo.

A Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR é um projeto de desenvolvimento científico-tecnológico do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) a partir de um convênio com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Os parceiros do projeto são a Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR e rádio UniFM.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Agência Escola UFPR e ter acesso a conteúdos de divulgação científica, acompanhe o site agenciacomunicacao.ufpr.br e as redes sociais Facebook /agenciaescolaufpr, Instagram @agenciaescolaufprYouTube Agência Escola UFPR.

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR