Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pandemia reforça papel da divulgação científica para conhecimento chegar à sociedade; Agência Escola da UFPR lança hotsite

Superintendência de Comunicação Social     21 de setembro de 2020 - 17h24

Duplo-cego. Esse termo tornou-se mais comum na pandemia de Covid-19. O método é usado em testes de vacina para que não haja influência na análise – nem cientistas e nem voluntários sabem quem tomou vacina. Mas saberíamos o que significa duplo-cego sem o jornalismo e a divulgação científica? Traduzir termos técnicos e o conhecimento científico em uma linguagem acessível para divulgar a ciência para a sociedade é a missão da Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Um hotsite que reúne as produções de divulgação científica foi lançado nesta segunda-feira (21) e pode ser conferido em agenciacomunicacao.ufpr.br.

Desde o surgimento há dois anos, a Agência Escola (AE) tem trabalhado para fazer a ciência produzida na UFPR chegar a um público mais amplo de forma descomplicada e descontraída. As análises, métodos e resultados de pesquisas se transformam em notícias, podcasts, boletins radiofônicos e materiais audiovisuais para mostrar o impacto dos estudos na vida das pessoas e no desenvolvimento do país e da nação.

Hotsite reúne produções de divulgação científica sobre estudos de pesquisadores da UFPR de diferentes áreas do conhecimento. Imagens: Agência Escola UFPR

Regiane Ribeiro é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR e coordenadora da Agência Escola. Ela explica que a divulgação científica é comunicar ciência para o grande público, ou seja, democratizar o acesso ao conhecimento científico adaptando o discurso e abrindo diferentes canais de comunicação com a sociedade, com linguagem acessível e de fácil compreensão.

“A AE é mais uma alternativa para que o conhecimento científico da UFPR cumpra o potencial que tem de impactar a sociedade. O objetivo final das produções é inspirar a sociedade com o que a gente faz dentro da UFPR”, diz Regiane, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade.

Campanha

Além do hotsite, a AE lança nesta segunda-feira (21) um canal no YouTube que reúne programas e vídeos de divulgação científica de diferentes áreas do conhecimento. Uma campanha também entra no ar a partir desta segunda no mesmo mês que a Agência Escola completa dois anos de existência. A responsável pelo planejamento da campanha foi Letícia Herrmann, professora da AE e do curso de Comunicação Institucional da UFPR. A ideia foi associar os produtos de divulgação científica à marca da Agência Escola para que a sociedade saiba como pode ter acesso à ciência e os pesquisadores conheçam os formatos e canais para divulgar seus estudos.

Canal do YouTube da Agência Escola UFPR também foi lançado nesta segunda (21) com programas e vídeos de divulgação científica – acesse e inscreva-se

“Os professores de todas as diversas modalidades participaram da construção desse planejamento, cada um contribuindo com seu olhar e sua área de atuação. A equipe de Publicidade e Propaganda encabeçou esse planejamento que é mais da ordem da comunicação publicitária e fez revisão de diretrizes organizacionais e posicionamento de marca para fazer uma reflexão sobre o status da Agência. É uma forma de também levar essa comunicação para a população”, explica Letícia.

Formação

Outro papel da Agência Escola é a preocupação com a formação de estudantes, que se soma aos eixos de experimentação e inovação tecnológica. A equipe da AE tem a atuação conjunta de professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico, Comunicação Institucional, Gestão da Informação, Artes e Música.

Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda na UFPR, Ivo Gomez trabalhou ativamente na nova campanha da Agência Escola na área de planejamento junto à professora Letícia. “É uma experiência que vou levar pra vida toda. Vou saber pegar qualquer desafio e conseguir desenvolver. Como o objetivo dessa campanha é sair da bolha e atingir pessoas de fora da UFPR, é mais desafiador ainda. Estamos tentando encontrar esses formatos para atingir essas pessoas e isso também é uma experiência fantástica”, conta Ivo.

A Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR é um projeto de desenvolvimento científico-tecnológico do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) a partir de um convênio com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Os parceiros do projeto são a Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom), Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR e rádio UniFM.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Agência Escola UFPR e ter acesso a conteúdos de divulgação científica, acompanhe o site agenciacomunicacao.ufpr.br e as redes sociais Facebook /agenciaescolaufpr, Instagram @agenciaescolaufprYouTube Agência Escola UFPR.

Por Bruno Caron
Edição: Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR