Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palestras sobre autocuidado e atenção plena marcam as comemorações do Dia do Bibliotecário na UFPR

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi) promoveu atividades em comemoração ao Dia do Bibliotecário na tarde da última quinta-feira, 12. Palestras, sorteio de livros e apresentação musical integraram a programação, realizada no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), no Centro de Curitiba.

Com o tema “Estratégias cotidianas para a promoção do equilíbrio ocupacional”, o evento reuniu bibliotecários da Universidade e profissionais que atuam no SiBi. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a diretora do Sistema, Josefina Aparecida Soares Guedes, e o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região, Adriano Lopes, deram as boas-vindas ao grupo. Na sequência, o músico Júlio Nascimento envolveu a plateia com canções nacionais e de autoria própria, em uma apresentação com violão e gaita de boca.

Os participantes assistiram à palestra “Mindfulness e Atenção Plena”, ministrada por Honorio de La Iglesia López, licenciado em Psicologia e especialista em Psicologia Positiva. Ao final, vivenciaram por dois minutos uma prática de meditação. Após o sorteio de cinco livros, o autocuidado e o papel das terapias naturais na qualidade de vida e bem-estar foram temas abordados pela farmacêutica Bruna Mariana Tartari de Oliveira, mestre em Farmacologia.

As atividades foram realizadas no Auditório da Progepe durante a tarde, das 14h às 16h30. O Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março, foi instituído em 1980. Foto: André Filgueira/Sucom-UFPR

O reitor Ricardo Marcelo enfatizou que o trabalho de disseminação do conhecimento e de mediação da informação realizado pelos bibliotecários é estratégico e fundamental para o funcionamento da Universidade. “Com os novos desafios tecnológicos da informação que estamos passando, numa época em que a informação abunda, temos que caminhar institucionalmente para reafirmar, reposicionar esse lugar de protagonismo do bibliotecário e da bibliotecária”.

As bibliotecas da Federal oferecem serviços de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão para as comunidades acadêmica e externa. A diretora do SiBi fez reflexões sobre o que é ser bibliotecário em uma universidade pública e, em sua fala, homenageou a categoria. “É ser resiliente devido a todo esse contexto que estamos vivendo; resiliência para continuar, dia após dia, desenvolvendo o nosso bom trabalho. Ser bibliotecário na UFPR é muito gratificante, porque todo dia percebemos a diferença que fazemos na vida do aluno, na vida da nossa comunidade”.

Egresso da Universidade, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia citou a contribuição de representantes da instituição para a criação do órgão no Paraná e destacou a excelência dos serviços prestados pela UFPR. “Foi na Federal que iniciou, também, a ideia de constituir o Conselho Regional. A primeira reunião aconteceu aqui. A UFPR está sempre na vanguarda, é um exemplo para muitas instituições do país e do mundo pelos recursos de informação que ela disponibiliza, pelas formas de capacitação que oferece aos usuários, pela forma como intervém na produção, na disseminação, na recuperação de conhecimento”.

O serviço bibliotecário e a primeira biblioteca da instituição foram criados com os primeiros cursos de graduação, há 107 anos. O SiBi é composto por 20 unidades distribuídas pelos campi, com acervo físico composto por mais de 1,3 milhão de exemplares, além das coleções digitais. O Sistema prestou, em 2019, cerca de 1,8 milhão de atendimentos, entre empréstimos de materiais e serviços de cunho educacional – como orientações sobre normalização de trabalhos acadêmicos, pesquisa bibliográfica e capacitação de usuários para fontes de informação.