Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Palestras apresentam cursos e temas diversos na Feira de Cursos e Profissões

Superintendência de Comunicação Social     22 de agosto de 2019 - 14h34

Um programa de palestras de quinta até domingo vai apresentar cursos e temas de interesse dos estudantes e da comunidade que visitar a 17ª “UFPR: Cursos e Profissões”, que apresenta os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná e atividades relacionadas ao ensino à comunidade. O evento é gratuito e segue até domingo, no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Parte da turma do 2º ano do Colégio Bom Jesus, de Joinville, estava atenta às explicações do professor Luiz Carlos Matioli sobre o curso de Matemática Industrial. Bernardo Dias da Costa, Pedro Tomasi Pedroso e Arthur Espíndola da Cruz estavam curiosos sobre o que poderiam aprender. “Não conheço nada sobre essa área e vim para conhecer, mesmo”, resumiu Bernardo.

O professor iniciou a apresentação falando sobre o papel da universidade em fomentar a autonomia dos alunos, para que eles decidam o que querem para a sua carreira. A respeito da área de Matemática Industrial, ele derrubou o mito de que para fazer Matemática tem que saber fazer muita conta. “O importante, para a gente, é o desenvolvimento do raciocínio lógico e da abstração”, pontuou. Ele contou aos alunos que o matemático industrial “ensina” os computadores a fazerem cálculos complexos.

Palestras também abordam temas relevantes para a comunidade, como a violência contra a mulher. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

As palestras da Feira ocorrem em cinco salas, de forma paralela. Os horários e temas estão na programação. Além de tirarem dúvidas e ouvirem informações sobre os cursos da UFPR, os estudantes também têm acesso a temáticas como a influência dos fatores emocionais no vestibular e os programas da universidade para alunos em situação de vulnerabilidade.

Programação

Os visitantes da UFPR: Cursos e Profissões terão até domingo para conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade em Curitiba, no Setor Litoral (Matinhos) e no Campus Pontal do Paraná (Centro de Estudos do Mar). A Feira também apresenta projetos, serviços, pró-reitorias e parceiros.

Acadêmicos e professores da universidade estão disponíveis para tirar dúvidas sobre os cursos, período de formação, atividades e mercado de trabalho. No estande do Núcleo de Concursos, os estudantes podem realizar inscrições para o Vestibular 2019/2020.