Ensino e Educação

FAQ: Página responde dúvidas frequentes de alunos sobre o Período Especial e o Ensino Remoto Emergencial na UFPR

Superintendência de Comunicação Social     21 de outubro de 2020 - 18h17

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou uma página na internet onde estão compiladas as respostas para as dúvidas mais frequentes dos estudantes sobre o Período Especial e o Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotados pela instituição em junho, devido à pandemia de Covid-19. A página é um dos recursos disponibilizados no hotsite criado para orientar os alunos.

As perguntas abrangem as seguintes áreas: duração do período especial; oferta de disciplinas; matrículas; o que ingressantes no segundo semestre de 2020 devem fazer; como fica o Processo Seletivo Estendido (PSE); procedimentos didáticos; e cancelamento de curso. O hotsite reúne ainda um tutorial em vídeo e os relatórios das pesquisas sobre o Período Especial.

Entre os dias 26 e 28 de outubro, além dos estudantes de graduação com curso em andamento, os cerca de mil calouros de 22 cursos, que foram aprovados para ingressar no 2º semestre de 2020 e que realizaram o Registro acadêmico no início deste ano, poderão solicitar matrícula nas disciplinas ofertadas no Período Especial, com início no dia 3 de novembro, na modalidade de ERE.

Período Especial

Regulamentado pela Resolução 59/20 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR, o Período Especial permite que o aluno se matricule em disciplinas obrigatórias ou optativas, que serão ministradas totalmente de forma remota.

A aprovação do período pelo conselho abre a possibilidade de que disciplinas antes oferecidas no primeiro ou no segundo semestre de 2020 sejam ofertadas de forma remota aos estudantes que optarem por isso, ou seja, sem que exista obrigatoriedade de matrícula.

Segundo texto da gestão no hotsite, o ERE é “uma solução temporária e estratégica que permitirá, no contexto da pandemia de Covid-19 – proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de manter, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino”.

Leia mas notícias sobre o ERE/UFPR neste link

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus