Ciência e Tecnologia

Organização do Copene 2020, sediado na UFPR, adapta programação à pandemia; veja novo calendário

Camille Bropp     29 de junho de 2020 - 17h17

O XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), teve o calendário revisto pela organização devido à pandemia de Covid-19. A decisão foi divulgada o último dia 19. O comitê local da organização é formado por membros da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também sediaria o evento entre 9 e 12 de novembro.

Os organizadores mantiveram as datas do evento, mas transferiram essa programação para a internet. Outra parte da programação, porém, será em maio. Nesse caso, as atividades híbridas — remotas e presenciais — serão realizadas durante a Semana da África, de 24 a 26 de maio.

A organização reforça que as atividades presenciais dependerão de anuência de autoridades sanitárias para ocorrer. Também informa que os pesquisadores serão consultados sobre datas e meios possíveis para a apresentação de trabalhos.

Calendário

Segundo o anúncio, ocorrerão em novembro a conferência de abertura, no dia 9, e a publicação do caderno de resumos das sessões temáticas.

Conferências, mesas redondas, mini-cursos e oficinas serão realizadas em modelo híbrido. Isso significa que parte delas poderá ser realizada em novembro, remotamente, e, outra parte, em maio. Também deverão ser divididos em dois momentos a  programação cultural e os lançamentos de livros.

Lives

A ABPN também tem promovido transmissões semanais pelo Facebook e pelo YouTube com temas pertinentes ao congresso. Para saber qual a próxima, acompanhe a fanpage da ABPN no Facebook.

XI Copene

O congresso é realizado anualmente pela ABPN e, neste ano, tem organização da UFPR e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também participa o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, representado nesta edição pelo Neab da UFPR.

Há 20 anos a ABPN atua para o fortalecimento profissional de pesquisadores negros e a consolidação dos campos temáticos de pesquisas de forma a garantir multiplicidade de pensamento em todas as áreas do conhecimento.

XI Congresso Nacional de Pesquisadores Negros (Copene)
Quando: de 9 a 12 de novembro de 2020; e de 24 a 26 de maio de 2012 Cronograma do evento disponível aqui

Para mais informações, acesse o site do evento

Leia mais notícias sobre o XI Copene aqui