Extensão e Cultura

Olimpíada recebe inscrições de trabalhos sobre soluções sustentáveis para água e energia até 30/08

Superintendência de Comunicação Social     21 de julho de 2021 - 10h43

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia (OBSSAE). A competição multidisciplinar é direcionada para estudantes do ensino básico, com foco na busca de soluções para problemas nacionais relacionados à qualidade do ensino básico brasileiro, à desigualdade de acesso à água e à energia e ao uso sustentável da água e de fontes renováveis de energia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até 30 de agosto.

As palestras e oficinas serão realizadas totalmente on-line e acontecerão entre os dias 13 e 30 de setembro. Apesar de direcionadas para estudantes e professores do ensino básico, as atividades são abertas ao público em geral.

Podem se inscrever nas Olímpiadas para participar da disputa estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou da Educação de Jovens e Adultos (1º ao 3º ano) que inscrevam propostas originais na área de sustentabilidade da água e da energia, nas modalidades Trabalhos Científicos, Ações Sociais ou Manifestações Artísticas. O trabalho precisa ser submetido no site da OBSSAE por um docente vinculado à instituição de ensino e participante da atividade em questão.

Além de propostas literárias, de artes visuais ou música, serão aceitas iniciativas realizadas em 2020 e 2021 desenvolvidas a partir de programas de iniciação científica, projetos de ciências inéditos com possibilidades reais de serem desenvolvidos, soluções tecnológicas ou experimentos feitos pelos participantes de forma individual ou coletiva; bem como ações de cuidados com o ser humano e a sociedade na qual o estudante está inserido, como trabalhos relacionados à acessibilidade da água de qualidade e disponibilização de energia sustentável.

Os premiados na etapa regional concorrerão à etapa nacional, em que os estudantes dos trabalhos classificados nos primeiros lugares de cada categoria serão contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior para execução em 2022.

A OBSSAE é promovida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e possui cinco coordenações regionais, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Acesse o site do evento para mais informações.