Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Olimpíada recebe inscrições de trabalhos sobre soluções sustentáveis para água e energia até 30/08

Superintendência de Comunicação Social     21 de julho de 2021 - 10h43

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia (OBSSAE). A competição multidisciplinar é direcionada para estudantes do ensino básico, com foco na busca de soluções para problemas nacionais relacionados à qualidade do ensino básico brasileiro, à desigualdade de acesso à água e à energia e ao uso sustentável da água e de fontes renováveis de energia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento até 30 de agosto.

As palestras e oficinas serão realizadas totalmente on-line e acontecerão entre os dias 13 e 30 de setembro. Apesar de direcionadas para estudantes e professores do ensino básico, as atividades são abertas ao público em geral.

Podem se inscrever nas Olímpiadas para participar da disputa estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou da Educação de Jovens e Adultos (1º ao 3º ano) que inscrevam propostas originais na área de sustentabilidade da água e da energia, nas modalidades Trabalhos Científicos, Ações Sociais ou Manifestações Artísticas. O trabalho precisa ser submetido no site da OBSSAE por um docente vinculado à instituição de ensino e participante da atividade em questão.

Além de propostas literárias, de artes visuais ou música, serão aceitas iniciativas realizadas em 2020 e 2021 desenvolvidas a partir de programas de iniciação científica, projetos de ciências inéditos com possibilidades reais de serem desenvolvidos, soluções tecnológicas ou experimentos feitos pelos participantes de forma individual ou coletiva; bem como ações de cuidados com o ser humano e a sociedade na qual o estudante está inserido, como trabalhos relacionados à acessibilidade da água de qualidade e disponibilização de energia sustentável.

Os premiados na etapa regional concorrerão à etapa nacional, em que os estudantes dos trabalhos classificados nos primeiros lugares de cada categoria serão contemplados com bolsa de Iniciação Científica Júnior para execução em 2022.

A OBSSAE é promovida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e possui cinco coordenações regionais, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Acesse o site do evento para mais informações.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR