Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório Participativo da Juventude foi desenvolvido na UFPR

solenidade de lançamento do participatório

O governo federal, através da Secretaria Nacional de Juventude lançou na quarta-feira, em Brasília , o Observatório Participativo da Juventude que vem sendo chamado de Participatório. Trata-se de um ambiente virtual e interativo para estimular a participação do jovem em debates e mobilizações. O site Confira o site: http://www.participatorio.juventude.gov.br/ foi desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR (C3SL). O projeto está sendo coordenado pelos professores Marcos Sunyé, diretor do Setor de Ciências Exatas e Marcos Castilho, chefe do Departamento de Informática da UFPR.

Segundo o professor Sunyé, o portal interativo é direcionado para os jovens com a intenção de debater as reivindicações a respeito das políticas públicas para o segmento. O ambiente virtual pretende ainda estimular a participação do jovem em mobilizações, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis em geral. O lançamento do projeto será nesta quarta-feira (17), em Brasília e contará com a presença de ambos os professores da UFPR.

Núcleos – Três grandes núcleos contemplam esta plataforma. Um é o de Estudos e Pesquisas, que reunirá publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil. O Núcleo de Comunicação e Mobilização será responsável pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial. O terceiro núcleo é o de Desenvolvimento Digital que tem a tarefa de desenvolver as atividades do site. O portal terá uma dinâmica integrada com as redes sociais e blogs, possibilitando um contanto direto com os jovens. Com a iniciativa, a SNJ pretende promover e ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil, em especial, com a juventude brasileira.

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...