Extensão e Cultura

Observatório do Espaço Público da UFPR lança sétimo Boletim

Superintendência de Comunicação Social     21 de setembro de 2021 - 10h11

O Observatório do Espaço Público da Universidade Federal do Paraná (OEP/UFPR) lançou em setembro a sétima edição do Boletim do Espaço Público. O documento apresenta uma análise de notícias sobre o espaço público das principais cidades da América Latina: Bogotá, Buenos Aires, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Lima, Rio de Janeiro, Santiago e São Paulo.

A análise busca interpretar quais são os focos das notícias referentes ao espaço público, contabilizando a frequência com que determinados assuntos, como acessibilidade e mobilidade, segurança e violência, infraestrutura, paisagem e mobiliário, são abordados no noticiário. Como explica o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e coordenador do Boletim, Alessandro Filla Rosaneli, com a primeira edição de 2021 foi possível notar como a pandemia de Covid-19 afetou a noticiabilidade do espaço público.

“Percebeu-se que a pandemia teve grande impacto no noticiário, revelando o que aconteceu nos espaços públicos. Se em 2020 foi revelado um esvaziamento, em 2021, foi percebido um retorno progressivo das pessoas e, dessa forma, as questões sempre relatadas, especialmente violência, acessibilidade e infraestrutura, voltaram a receber destaque”, comenta o professor.

Boletim analisa notícias sobre o espaço público – Crédito: OEP

Sobre os Boletins do Espaço Público

Os Boletins são publicações elaboradas pelos pesquisadores do Observatório do Espaço Público, um laboratório de pesquisa vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR. Segundo Rosaneli, é um meio de divulgação usado pelo OEP para divulgar como as temáticas que emanam do espaço público são noticiadas pela mídia.

A edição atual do Boletim contempla notícias publicadas entre o período de janeiro a julho de 2021, e como explica o professor, é a segunda vez que a pesquisa olha para as cidades da América Latina, que anteriormente estudava as metrópoles brasileiras.

“As cinco primeiras edições versavam sobre as metrópoles brasileiras. As duas últimas versam sobre as maiores cidades da América Latina. Com o Boletim conseguimos compreender as preferências e as ausências das questões sobre o espaço público, além de captar aspectos inusitados nas cidades estudadas” relata o professor.

As publicações anteriores podem ser acessadas por meio deste link.

Trecho da tirinha de Giovanna Gonzaga, publicada no 7º Boletim do Espaço Público

Por Letícia Barbosa Ribeiro

Sob orientação de Lais Murakami