Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observatório do Espaço Público participa de campanha que avalia as calçadas de Curitiba e do Brasil

O Observatório do Espaço Público, laboratório acadêmico do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está participando da campanha “Calçadas do Brasil + 2019”, projeto que fará uma avaliação da caminhabilidade nas cidades brasileiras analisando as condições das calçadas e fatores que poderiam estimular ou inibir a prática da caminhada como forma de transporte urbano. Participam do projeto cerca de 50 pesquisadores de várias instituições de ensino de Curitiba.

Os dados de Curitiba obtidos na campanha, organizada pelo portal Mobilize – Mobilidade Urbana Sustentável, serão utilizados pelos pesquisadores da universidade para atualizar as análises já realizadas pelo Observatório. Segundo o professor Alessandro Rosaneli, coordenador do laboratório, a ideia é que a pesquisa represente todos os bairros da capital. “Vamos distribuir os avaliadores por seus bairros de origem e cada qual caminhará pela sua região, a começar pela calçada ao longo dos prédios públicos selecionados para a campanha, e prosseguindo ainda por outros tantos quilômetros no entorno”. Além  de Rosaneli, o projeto também é coordenado pela professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) Débora Rocha , por meio do Fórum da Mobilidade Ativa.

Os relatórios gerados contribuirão para políticas públicas e também para conscientizar a sociedade sobre a quantidade de áreas na cidade que devem ser vistas, reconhecidas e melhoradas. “Ao final da campanha, uma exposição fotográfica itinerante será montada para expor o reconhecimento da realidade das calçadas curitibanas ao maior número de pessoas”. Os interessados em participar da campanha devem procurar o Observatório do Espaço Público no Setor de Tecnologia, Centro Politécnico, pessoalmente ou pelo telefone (41) 3361-3087.

 

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...