Extensão e Cultura

Obra da Editora UFPR é finalista do Prêmio ABEU 2020

Superintendência de Comunicação Social     22 de outubro de 2020 - 17h18

A Editora UFPR é finalista da 6ª Edição do Prêmio ABEU na categoria “Ciências Humanas”, com a obra “Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês”, das autoras Viviane Maria Alessi e Marynelma Camargo Garanhani. O anúncio dos finalistas foi divulgado no início desta semana, pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

Segundo a ABEU, a premiação tem como objetivo incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias e fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Por conta da pandemia de covid-19, não será realizada a cerimônia presencial para a entrega dos troféus, como de costume. No lugar do evento, os vencedores de cada categoria serão anunciados em uma live transmitida pelo canal da ABEU no YouTube, no dia 26 de novembro, a partir das 19h.

Sobre a obra

“Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês” é um estudo ousado e inédito sobre a linguagem dos bebê, tema que pouco ou quase nada foi pesquisado. Como as crianças expressam suas ideias, desejos e sentimentos quando ainda não desenvolveram a oralidade? De que forma os gestos se configuram como elemento comunicativo que é compreendido na interlocução adulto-bebê? E como essa comunicação assegura um processo dialógico na instituição educativa? São alguns questionamentos apresentados para dialogarmos sobre as linguagens dos bebês.