Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nota oficial: Museu do Percurso da UFPR confronta a história sem ocultar

O Conselho Universitário (COUN) da UFPR, em 25 de maio de 2017, com a presença do convidado especial para esta sessão, membro da Comissão Estadual da Verdade, o advogado Daniel Godoy, aprovou após amplo e democrático debate, por unanimidade de votos, o parecer elaborado pela professora-doutora da UFPR, Vera Karam de Chueiri (também integrante da Comissão Estadual da Verdade) que propôs a criação do Museu do Percurso e busca solucionar, por meio de consenso construído no COUN, o impasse sobre o busto do ex-reitor Flavio Suplicy de Lacerda. A decisão encerrou, pelo processo democrático e pelo diálogo, uma polêmica que persistia há anos e que dividiu a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná.

Museu do Percurso

O Museu do Percurso, sugerido pela Comissão da Verdade, funciona em espaços da UFPR e propõe confrontar a história sem ocultar, fraturar ou dissimular os fatos, mas contextualizar e elucidar o passado, os atores e o patrimônio histórico e artístico tombado da UFPR. São quatro marcos já instalados. O primeiro é o Edifício José Munhoz de Mello (a antiga sede da Polícia Federal, na Rua Ubaldino do Amaral, marcada por atos duros de repressão do regime militar). O segundo, o busto do professor Flavio Suplicy de Lacerda. O terceiro será o Edifício D. Pedro II (ao lado do prédio da Reitoria), onde foi instalado um marco lembrando o histórico cerco promovido pelos estudantes em protesto contra a ditadura, em 1968. E o quarto é um busto homenageando o advogado e ex-professor da UFPR, cassado pela ditadura militar em 1964, José Rodrigues Vieira Netto, instalado no prédio histórico da UFPR, na praça santos Andrade.

Uma Comissão, instituída pelo COUN da UFPR, fez quatro documentos que podem ser acessados pela comunidade, através de um QR CODE, fixado em cada um destes monumentos, com as informações históricas destes marcos. O Museu do Percurso foi pensado de forma a contribuir e confirmar o compromisso da UFPR com sua história e seu passado.

A polêmica tratada nessa reunião do COUN foi a permanência na UFPR do busto do ex-reitor e ex-professor Flavio Suplicy de Lacerda – peça de bronze construída e instalada em 1958, em data anterior ao golpe cívico-militar de 1964, no complexo da Reitoria, por iniciativa da Faculdade de Filosofia, em homenagem à construção da sede da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Resgate histórico

Em 15 maio de 1968, o busto foi derrubado pelo movimento estudantil, em sinal de resistência às medidas excepcionais que o governo militar vinha tomando. A peça foi recolocada anos depois, mas voltou a ser derrubada em 1º de abril de 2014, em um ato simbólico definido como “descomemoração” do golpe civil-militar de 1964. A permanência da peça foi objeto de amplas discussões no Conselho Universitário e envolveu, ainda, a Comissão da Verdade.

O documento elaborado pela Comissão, disponível para acesso no QR CODE deste busto, coloca evidente a dimensão e contextos históricos, do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda que, após ser reitor da UFPR, aceitou o convite e assumiu como Ministro da Educação, de 1964 a 1966, durante o mandato do primeiro presidente do período da Ditadura Militar, o governo de Humberto de Alencar Castello Branco.

A Comissão ainda destacou que “após amplo e acirrado debate, o busto foi reconstituído e recolocado em seu local original por decisão do Conselho Universitário (Resolução 07/17-COUN, de 25.05.2017), como documento histórico e artístico que de fato ele é. Independente dos juízos de valor sobre a persona representada, este ato demonstra a preocupação da UFPR e da sua comunidade acadêmica em preservar sua história a partir do entendimento de que um monumento histórico consiste num evento circunscrito ao seu tempo e espaço. Tal medida, é preciso registrar aqui, não expressa um ato de memória desinteressada ou acrítica. Muito pelo contrário, ele respeita esta relação peculiar com o passado, sendo passível de reapropriações e releituras. Por esses motivos, o busto preservou as marcas das manifestações passadas e retornou ao seu lugar como signo da liberdade de expressão e de tolerância nas relações humanas no ambiente acadêmico da UFPR”.

Veja abaixo o link com a íntegra do texto disponível nos respectivos bustos:

José Rodrigues Vieira Netto e Flavio Suplicy de Lacerda

Veja os detalhes do Museu do Percurso da UFPR

Veja a íntegra da resolução do COUN

Veja a íntegra do parecer que propôs a criação do Museu do Percurso

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...